metropoles.com

Aparecida de Goiânia faz campanha contra uso de cerol e linha chilena

Durante o lançamento da campanha serão realizadas atividades educativas em forma de brincadeiras e orientação aos pipeiros do município

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo / Prefeitura de Aparecida
Pipas e linhas com cerol
1 de 1 Pipas e linhas com cerol - Foto: Arquivo / Prefeitura de Aparecida

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia lança nesta quinta-feira (23/06), a partir das 15h, a 11ª edição da Campanha Educativa A Vida por um Fio. A ação será realizada no Pipódromo da cidade que fica na Rua Três Américas, Polo Empresarial Goiás.

Trata-se de uma ação da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal.

Esta semana, por exemplo, um paraplano caiu e matou seu ocupante no município. A Polícia Civil de Goiás investiga se o acidente pode ter alguma relação com linhas de cerol, que foram encontradas enroladas no equipamento que sofreu a queda.

Conscientização

O objetivo da campanha é conscientizar a população, principalmente crianças e adolescentes, sobre o uso ilegal e perigoso de linhas cortantes, seja de cerol, feito a partir da mistura de vidro moído e cola, em brincadeiras de empinar pipa, ou linha chilena.

Durante o lançamento da campanha serão realizadas atividades educativas em forma de brincadeiras e orientação aos pipeiros. A Guarda Mirim estará presente e fará demonstração de como brincar com segurança.

Durante os meses da campanha, que se estende até agosto, as equipes da Guarda Civil intensificarão a fiscalização de rotina, percorrendo todos os bairros da cidade para alertar a população e coibir o comércio e uso de linhas cortantes na brincadeira de empinar pipa.

“Linha com cerol, chilena ou Indonésia como são chamadas, podem tirar a vida de alguém e transformar uma brincadeira em tragédia. Nosso objetivo é conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre o uso perigoso e também alertar comerciantes de que a venda desse tipo de material é perigoso e proibido por lei”, afirma o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido.

Fiscalização

O secretário explica que a intensificação do monitoramento com a campanha é necessário, pois nestes meses de férias escolares e de meses com mais ventos, é comum ter mais pessoas nas ruas utilizando as pipas como brincadeira. “Nos outros anos apreendemos milhares de linhas e carretéis irregulares, por isso intensificamos sempre a campanha nesses meses”, disse Cândido.

A população também pode ajudar na fiscalização e registrar denúncia anônima por meio do telefone 153 ou enviar mensagem de texto para o WhatsApp da Guarda Civil: 062 3545-5992.

Lei municipal

A legislação que regulamenta a brincadeira em Aparecida proíbe o uso e venda de “linha cortante, cerol ou vidro moído” no comércio formal e informal. O comerciante que vender esse tipo de material terá o produto apreendido e será encaminhado à autoridade policial. Além disso, será aplicada multa no valor de R$ 3 mil a cada infração cometida.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Compartilhar notícia