metropoles.com

Aparecida de Goiânia: ambulatório atende vítimas de violência sexual

O acesso ao serviço multiprofissional acontece via encaminhamento pelas unidades de urgência e emergência de Aparecida de Goiânia

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Freepik
Imagem mostra duas pessoas segurando nas mãos - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra duas pessoas segurando nas mãos - Metrópoles - Foto: Reprodução/Freepik

Goiânia – Em funcionamento há um mês no Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, o Ambulatório Ipê atende às vítimas de violência sexual em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, com acompanhamento multiprofissional. Os pacientes são encaminhados para o serviço pelas unidades de urgência e emergência (UPA’s e Cais) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas quem procurar diretamente o local também será acolhido e avaliado pela equipe local.

O Ambulatório Ipê oferece acompanhamento para mulheres e homens nas áreas de medicina, psicologia e assistência social. De acordo com a gestão do município, a iniciativa tem como objetivo cuidar das vítimas de violência sexual e dar suporte também aos seus familiares porque são situações que trazem grande desestruturação social.

“Quem sofre esse tipo de violência, que pode marcar alguém pela vida inteira, precisa de acolhimento e atendimento profissionais específicos. Infelizmente, a violência sexual está presente na sociedade e é, também, uma questão de Saúde Pública, por isso criamos o Ambulatório Ipê para não deixar essas vítimas desassistidas e ajudá-las a viver melhor”, destaca o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

“Normalmente, as vítimas dessa violência procuram, em primeiro lugar, as UPA’s e Cais da cidade. Lá são acolhidas e atendidas e posteriormente encaminhadas para a equipe multiprofissional do Ambulatório Ipê, que fará o devido acompanhamento para cada caso pelo tempo que for necessário. Nossos profissionais são treinados para esse acolhimento e o objetivo primordial dessa iniciativa é o de ajudar essas pessoas ao máximo possível”, afirma o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.

Com informações da Prefeitura de Goiânia.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?