Aos 86 anos, morre o jornalista Alberto Dines

Ele estava internado há 10 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e tentava se recuperar de uma pneumonia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Agência Brasil
alberto dines.agencia brasil.
1 de 1 alberto dines.agencia brasil. - Foto: Agência Brasil

Morreu na manhã desta terça-feira (22/5), aos 86 anos, um ícone do jornalismo brasileiro. Por volta das 6h, a família de Alberto Dines informou o óbito. Ele estava internado há 10 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo e tentava se recuperar de uma forte gripe que evoluiu para uma severa pneumonia.

De acordo com os médicos, Dines teve deficiência respiratória e não resistiu. O velório dele deve ocorrer no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, onde ele vivia.

Jornalista, professor universitário, biógrafo e escritor, Dines teve destaque em vários veículos de comunicação. Começou a carreira no jornalismo em 1952 na revista A Cena Muda e no ano seguinte participou da fundação da revista Visão para acompanhar reportagens da área artística.

Em 1957 trabalhou na revista Manchete, de propriedade de Adolpho Boch. Dois anos depois foi diretor do segundo caderno do jornal Última Hora, de Samuel Wainer. No ano seguinte, dirigiu o jornal Diário da Noite, dos Diários Associados, pertencente a Assis Chateaubriand. Em 1962 virou editor-chefe do Jornal do Brasil, onde permaneceu até 1973.

No ano seguinte foi professor-visitante na Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, de onde voltou para ser diretor da sucursal da Folha de S. Paulo, no Rio de Janeiro. Em 1980, deixou o jornal e passou a colaborar em O Pasquim.

Mudou-se para Lisboa em 1988, onde lançou a revista Exame, do Grupo Abril. Ainda em Lisboa lançou o Observatório da Imprensa, uma entidade sem fins lucrativos dedicada a avaliar a qualidade do jornalismo brasileiro. Dines retornou ao Brasil em 1994.

Em 1998, lançou o Observatório da Imprensa na TV Educativa do Rio de Janeiro. O programa foi, posteriormente, produzido pela TV Brasil.  O Observatório da Imprensa ficou no ar de 1998 a 2016.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?