Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Ao lado de Motta, Lula diz que Congresso nunca teve "tão baixo nível"

Presidente Lula cobrou mais responsabilidade na escolha de representantes nas eleições do próximo ano

15/10/2025 12:59, atualizado 15/10/2025 15:42
Compartilhar notícia
Reprodução/CanalGov
Lula e Hugo Motta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (15/10), que a atual composição do Congresso Nacional é de “baixo nível”, e pediu mais responsabilidade na escolha de representantes nas eleições do próximo ano. A declaração ocorreu durante um ato que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), no Rio de Janeiro.

“Hugo é presidente desse Congresso. Ele sabe que esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora. Aquela extrema direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior”, afirmou o presidente.

Motta, que dividia palanque com o petista, não esboçou reação.

O presidente ressaltou que a composição do parlamento é “resultado da consciência política” da população e que é necessário votar em quem demonstra “compromisso”.

“A gente não coloca raposa para tomar conta de galinheiro. A raposa vai comer a galinha. Essas coisas que nós temos de levar em conta quando a gente analisa a nossa situação”, ressaltou o petista.

Vaias

O presidente da Câmara dos Deputados foi recebido no evento sob vaias e gritos de “sem anistia”. Em um gesto de apoio, Lula se levantou e ficou ao lado de Motta durante todo o discurso. No fim, os dois se abraçaram.

A ida de Motta ocorre após ruídos na relação entre o Executivo e o Legislativo, e em meio ao pente-fino feito pelo governo em cargos ocupados por indicados do Centrão.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters