*
 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, em todo o país, de uma marca de peixe congelado. Em análise laboratorial, o produto apresentou dois tipos de parasitas que podem causar doenças em humanos.

A resolução da Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa, publicada no Diário Oficial da União em 26 de janeiro, barra “a comercialização e a distribuição do lote A170216036J do produto ‘Filé de Peixe Congelado Polaca do Alasca’, marca Qualitá, Validade 16/02/2019”, levando em consideração anterior recolhimento do mesmo produto pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, ocorrido em dezembro de 2017.

Reprodução

Segundo a Anvisa, laudo do Instituto Adolfo Lutz teve “resultado insatisfatório” para a pesquisa de parasitas. Foram encontrados cestóides da ordem Trypanorhynca e nematóide da Família Anisakidae.

Por meio de nota, a Qualitá afirmou que já solicitou o recolhimento do produto nos pontos de venda e diz estar à disposição de clientes que desejem trocá-lo. A empresa ressaltou que a realização periódica de análises é feita atendendo requisitos exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.