Goiânia – Devido ao período chuvoso, que favorece a proliferação do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue e de outras doenças como zika e chikungunya, o município de Anápolis, a 55 km da capital goiana, reforça as ações de eliminação dos focos com a realização de mutirões por toda a cidade. Na segunda-feira (21/11), os agentes visitaram o Parque dos Pireneus, Setor Sul, Novo Paraíso, Santa Cecília e Parque das Nações.
Já nesta terça (22/11), a equipe, composta diariamente por 150 agentes, segue para o Jardim Arco Verde, Chácaras Colorado, Vale Pireneus, Royal Garden e Vivian Parque. Na quarta (23/11), o mutirão contra a dengue acontece no JK Nova Capital, Dom Felipe, Setor Escala, Vila União e Vila Mariana.
O trabalho em Anápolis continua na quinta (24/11), na Nova Vila, Jandaia e Paraíso; e na sexta (25/11), na Vila Formosa, Adriana Parque e Calixtópolis.
A seleção de bairros foi estabelecida por critérios de maior número de notificações conforme análise do setor de epidemiologia do município. Mas a dengue e outras doenças provocadas pelo Aedes aegypti só se combatem por meio de ação conjunta com a população. “Na maioria dos locais que visitamos, encontramos focos. Precisamos que a comunidade se conscientize do seu papel. Sem o envolvimento da população é impossível obtermos um resultado positivo e determinante contra o mosquito”, ressalta a gerente de Endemias, Patrícia Godói.
Com informações da Prefeitura de Anápolis.