metropoles.com

Amigos e familiares se despedem do ex-deputado David Miranda no Rio

Corpo de David Miranda será cremado nesta quinta-feira (11/5), no Cerimonial Jardim de Santana, em Sulacap, em cerimônia reservada à família

atualizado

Compartilhar notícia

Renan Olaz/CMRJ
Foto colorida da cerimônia de despedida do ex-deputado federal David Miranda - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da cerimônia de despedida do ex-deputado federal David Miranda - Metrópoles - Foto: Renan Olaz/CMRJ

O corpo do ativista e ex-deputado federal David Miranda, de 37 anos, foi velado na tarde desta quarta-feira (10/5), no Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a participação de amigos e familiares que se emocionaram durante a despedida.

A cerimônia foi aberta ao público e começou por volta das 14h. O corpo de David Miranda será cremado nesta quinta-feira (11/5), no Cerimonial Jardim de Santana, em Sulacap, em uma última homenagem reservada à família.

David Miranda era casado com o jornalista norte-americano Glenn Greenwald desde 2005 e deixa três filhos.

O político estava internado na Clínica São Vicente, no Rio, desde o dia 6 de agosto do ano passado devido a uma infecção e a uma inflamação grave no sistema gastrointestinal. Durante sua internação, David Miranda sofreu sucessivas infecções e um quadro de septicemia.

Confira a cerimônia:

0

David completaria 38 anos nesta quarta e iniciou a sua carreira política em 2016, quando foi eleito o primeiro vereador do Rio declarado LGBTQIA+ pelo PSol. Em 2019, o político assumiu o seu primeiro mandato como deputado federal e tinha como foco principal a defesa das minorias.

Participaram da cerimônia o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e as deputadas federais Sâmia Bonfim (PSol-SP) e Talíria Petrone (PSol-RJ). Além disso, compareceram ao velório o conselheiro do Tribunal de Contas do Município e ex-vereador Thiago K. Ribeiro; o diretor da Educafro, Frei David, e a jornalista Sônia Bridi.

David Miranda

O falecimento de David Miranda foi anunciado por Glenn Greenwald nas redes sociais.

“É com a mais profunda tristeza que eu comunico a morte do meu marido, David Miranda. Ele iria fazer 38 amanhã. Sua morte, no início desta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em paz, cercado por nossos filhos, pela família e por amigos”, escreveu o jornalista nort-americano.

Diversas políticos prestaram suas homenagens ao ex-deputado, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?