Ameaçado de extinção: nasce filhote de cervo-do-pantanal em São Paulo
Animalzinho “bastante manhoso” nasceu de parto natural com 4,68 kg esta semana; é o segundo filhote que nasce no Zooparque de Itatiba
atualizado

São Paulo – Um cervo-do-pantanal, espécie nativa da fauna brasileira ameaçada de extinção, nasceu no Zooparque de Itatiba, interior de São Paulo, esta semana. O filhote é macho e nasceu de parto natural, pesando 4,68 kg.
Segundo o Zooparque, o filhote de cervo nasceu às 20h44 da última quarta-feira (22/6) e já mostrou ser “bastante manhoso”.
No Zooparque, a primeira fêmea da espécie, apelida Lina, veio em 2019. Já o macho, Kadu, chegou em 2020. Ambos os animais foram acolhidos dentro do Programa Nacional de Conservação da Espécie para formação de casal e geração de novos descendentes.
Em 2021, chegou ao mundo o primeiro filhote do casal, Aurora, uma fêmea. E, em 2022, nasceu o segundo filhote. Ao todo, a gestação de um cervo-do-pantanal dura entre 250 e 270 dias.
Ver essa foto no Instagram
Nesses primeiros dias após o nascimento do cervinho, a mamãe e o filhote ficarão afastados da área de exposição ao público. Segundo o Zooparque, o isolamento é importante para “fortalecer o laço entre os dois e permitir que a equipe veterinária possa realizar toda a rotina pediátrica”.
O maior
O cervo-do-pantanal é o maior cervídeo da América do Sul e costuma habitar regiões de várzeas de rios. No Brasil, a espécie pode ser encontrada no bioma Pantanal, como já diz o nome.
Atualmente, a espécie está ameaçada de extinção principalmente por causa das queimadas, das construção de hidrelétricas, que causa a perda de habitat, o avanço de áreas agrícolas e urbanas e doenças transmitidas por criações de bovinos domésticos.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.