Amazônia: maior desmatador emitiu o correspondente a 70% de gases do Amapá
Bruno Heller foi preso pela Polícia Federal, no Pará, por porte ilegal de arma e ouro sem documentação da origem

O empresário Bruno Heller, chamado de o “maior desmatador” da Amazônia, emitiu, sozinho, cerca de 3,2 milhões de toneladas de gás carbônico, segundo cálculos do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). O valor equivale a 70% das emissões anuais do Amapá, aproximadamente 4,5 milhões de toneladas de CO2, de acordo com o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases do Efeito Estufa (Seeg).
Bruno Heller teria desmatado 6,5 mil hectares de reserva nativa e se apropriado ilegalmente de 21 mil hectares de terra da União, conforme informações divulgadas pela Polícia Federal (PF).

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todas“É inadmissível um indivíduo causar um dano tão grande para todos nós, aumentando ilegalmente nossas emissões de carbono e distanciando o Brasil de cumprir seus compromissos internacionais com o clima do planeta”, disse André Guimarães, diretor executivo do Ipam.
O empresário foi preso na última quinta-feira (3/8) pela PF em Novo Progresso, no Pará, por porte ilegal de arma e ouro sem documentação da origem. Bruno foi encaminhado para o sistema prisional em Itaituba, no sudoeste do estado.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesAntes de ser preso, Heller tinha sido autuado 11 vezes e recebido seis embargos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por irregularidades em suas propriedades.



