metropoles.com

Amazonas faz Dia D em campanha de multivacinação de crianças e adolescentes

Ministério da Saúde antecipa multivacinação no Amazonas devido ao risco de reinserção da poliomielite, na fronteira com o Peru

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida mostra crianças no colo dos pais em fila para se vacinar em posto de saúde
1 de 1 Imagem colorida mostra crianças no colo dos pais em fila para se vacinar em posto de saúde - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em todo o estado do Amazonas, será realizado neste sábado (20/5) o dia D da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes. A ação faz parte do Movimento Nacional de Vacinação, promovido pelo Ministério da Saúde.

O Amazonas foi escolhido para iniciar a campanha de multivacinação devido ao risco de reinserção da poliomielite por meio da fronteira com o Peru, país que voltou a registrar casos da doença.

São 18 diferentes vacinas. O público-alvo inclui crianças e adolescentes de zero a 14 anos.

Na capital Manaus, serão 229 salas de vacinação em toda a cidade, abertas das 8h às 16h. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a mobilização também inclui aplicação de imunizantes em igrejas, escolas, estabelecimentos comerciais e associações comunitárias.

“Desde 1989 não há notificação de caso de pólio no Brasil, mas as coberturas vacinais contra a doença sofreram quedas sucessivas nos últimos anos. Em todo o Brasil, a cobertura ficou em 77,19% no ano passado e em 77,46% no Amazonas. Nos dois casos, longe da meta de 95% para esta vacina”, ressalta o ministério, em nota.

Em 2016, o Brasil passou a figurar na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) como local de risco alto para a reintrodução da poliomielite.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?