metropoles.com

Alexandre de Moraes autoriza devolução do celular de Marcos do Val

O ministro do STF atendeu a pedido da Polícia Federal, que informou já ter extraído as informações necessárias do aparelho do senador

atualizado

Compartilhar notícia

Geraldo Magela/Agência Senado
marcos do val
1 de 1 marcos do val - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a devolução do celular do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Moraes atendeu a pedido da Polícia Federal, que informou à Corte já ter extraído os dados que precisava do aparelho.

O parlamentar é investigado por ter feito declarações sobre suposta coação do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e do ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB) para arquitetar um plano de grampear Moraes e tentar dar um golpe de Estado. Marcos do Val prestou depoimento à Polícia Federal, em 2 de fevereiro, na condição de testemunha e entregou o celular voluntariamente.

Na última sexta-feira (3/2), o delegado da PF Raphael Soares Astini havia pedido autorização para devolver o aparelho do senador e de outros investigados no Inquérito 4.923. Astini alegou que os dados do aparelho já haviam sido extraídos pelo Instituto Nacional de Criminalística. Nesta terça-feira, Moraes atendeu ao pedido.

Pedido do Senado

Mais cedo, a Advocacia do Senado Federal também havia pedido a restituição do “aparelho contendo chip de propriedade do Senado Federal e de uso para comunicação parlamentar”. A alegação principal foi de que do Val “não aderiu ou apoiou atos ilegais e que está disposto a colaborar com os esclarecimentos dos fatos relacionados à tentativa de golpe de Estado”.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defende que, ao pedir a devolução do aparelho de Marcos do Val, está cumprindo seu dever de “velar pelo respeito às prerrogativas do Senado e às imunidades dos senadores”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?