Alerta falso da Defesa Civil atingiu milhões de pessoas, diz governo
Segundo o secretário Wolnei Wolff, da Defesa Civil nacional, os alertas enviados atingiram várias cidades do país. Sistema foi tirado do ar

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, afirmou neste sábado (20/6) que milhões de pessoas em várias cidades foram atingidas pelos alertas falsos enviados pela Defesa Civil na noite da última sexta-feira (19/6) e madrugada deste sábado.
De acordo com ele, foram contabilizados, até o momento, 10 alertas enviados, sendo 9 pelo sistema de cell broadcast e 1 pelo sistema de SMS. Ele explicou que as investigações internas do Ministério do Desenvolvimento Regional, pasta à qual a Defesa Civil é ligada, apontam para um ataque hacker.
Wolff afirmou que as investigações apontaram que os disparos de alerta não foram realizados por usuários cadastrados e que podem ter acesso a esse sistema. Ele disse também que para soltar esse tipo de mensagem é necessário que exista um cadastro específico para cada localidade, ou seja, um usuário de Curitiba não poderia disparar mensagens em São Paulo, por exemplo.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasO secretário afirmou também que não é possível mensurar a quantidade de celulares afetados, já que qualquer aparelho conectado a uma rede 4G ou 5G que esteja próximo a uma área de desastre irá receber alertas.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesSegundo Wolff, a equipe técnica está apurando as causas do ocorrido e trabalha para corrigir as falhas de segurança. A Polícia Federal (PF) foi acionada para ajudar nas investigações e já informou que vai abrir um inquérito.
“Não é a primeira vez que sistemas de órgãos públicos ou privados são atacados, isso é muito ruim para o sistema, principalmente esse que trata com segurança e com vidas e para confiabilidade isso não é bom, é muito ruim”, disse em entrevista coletiva.
Fora do ar
A pasta informou também que o sistema foi retirado do ar até que sejam apuradas as causas do ataque. O secretário informou também que um novo sistema de transmissão já está sendo desenvolvido pelos técnicos do ministério e que o projeto deve ser entregue o mais rápido o possível.
“Já se encontra em desenvolvimento uma nova versão do sistema pensando em melhorar a segurança, eu não conseguiria afirmar que dia essa versão vai ser concluída, mas estamos trabalhando nisso. Mas temos também que avaliar o que aconteceu neste ataque e ver se isso está atendido por esse projeto que está em andamento, é uma questão de prioridade do governo concluir essa questão”, informou.











