Alckmin diz que Bolsonaro sinalizou "transição tranquila" no Planalto
Bolsonaro saiu da residência oficial, o Palácio da Alvorada, por volta das 14h30, e passou meia hora no Planalto, onde cumprimentou Alckmin

Após encontro com o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente eleito do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o mandatário sinalizou uma transição de governo “tranquila” para 2023. Os dois encontraram-se nesta quinta-feira (3/11) no gabinete de Bolsonaro, no Palácio do Planalto.
O presidente saiu da residência oficial, o Palácio da Alvorada, por volta das 14h30, passou meia hora no Planalto e voltou ao Alvorada.
“Foi positivo [o encontro com o presidente]. Nós estávamos de saída, e o presidente nos convidou para ir ao seu gabinete. Ele reintegrou sua participação para que tenhamos uma transição pautada na transparência e para que tenhamos uma transição tranquila”, disse Alckmin.
O encontro durou cinco minutos e não estava agendado . Foi uma surpresa para Alckmin, que iria embora naquele momento, mas foi chamado por assessores de Bolsonaro. Questionado se o presidente havia parabenizado sobre a vitória nas eleições da última semana, Alckmin não respondeu.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesEncontro no TCU
Coordenador da transição pelo lado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente eleito esteve reunido na tarde desta quinta-feira com ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) para tratar do Orçamento da União de 2023 e da transição.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasAlém de Alckmin, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; o coordenador da campanha de Lula, Aloizio Mercadante; o senador Paulo Rocha (PT); e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) participaram do encontro. Do TCU, os ministros Bruno Dantas, Antonio Anastasia e Jorge Oliveira também estiveram presentes.
Na segunda-feira (31/10), a Corte de Contas anunciou a criação de um comitê inédito para acompanhar o trâmite.
O processo instaurado está sob a relatoria do ministro Antonio Anastasia. Indicado por Bolsonaro, o ministro Jorge Oliveira também participará da comissão. A ideia é que o grupo se torne permanente e também atue nas próximas transições.
Mais agenda
Mais cedo, Alckmin cumpriu agendas no Congresso Nacional com parlamentares do PT e MDB que participam da equipe de transição.
No Congresso, a equipe de transição afirmou a intenção de criar uma Proposta de Emenda à Constituição para bancar os gastos emergenciais de 2023, como a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 já em janeiro e o aumento real de 1,3% no salário mínimo.
Ainda na manhã desta quinta, no TCU, os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Economia, Paulo Guedes, também se reuniram com os ministros da Corte para discutir a transição do governo Bolsonaro para a gestão do presidente eleito Lula.
No encontro, os ministros de Bolsonaro conversaram com o presidente do TCU, Bruno Dantas, e com os ministros Jorge Oliveira (relator das contas do governo Bolsonaro em 2022), Vital do Rêgo (futuro relator das contas do governo Lula em 2023) e Antonio Anastasia.
















