metropoles.com

Agências do INSS reabrem hoje; sete no DF. É preciso agendar atendimento

No DF, funcionarão unidades do Gama, Planaltina, Asa Sul, Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia. Em SP, Justiça frustrou reabertura

atualizado

Compartilhar notícia

Antonio Cruz/Agência Brasil
fila no inss
1 de 1 fila no inss - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai reabrir agências nesta segunda-feira (14/9) para atendimentos presenciais. O retorno será gradual, com horário reduzido, e nem todos os serviços estarão disponíveis.

No estado de São Paulo, não haverá reabertura ainda. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região acatou pedido de sindicatos e suspendeu o trabalho presencial. O INSS vai recorrer da decisão.

Antes da decisão do TRT paulista, o ISS havia anunciado a volta do atendimento presencial em 640 agências de todo o país. Ainda assim, o número de agências abertas não corresponde nem à metade do total, mas engloba as maiores, segundo o órgão.

Desse total, sete são no Distrito Federal: as de Planaltina, Gama, Asa Sul, Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia. As agências estarão abertas também em cidades próximas à capital federal, como as goianas Valparaíso, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto e Cidade Ocidental, todas na região do Entorno.

Medidas de controle

Portaria publicada na sexta-feira (11/9) no Diário Oficial da União (DOU) define protocolo do retorno gradual das atividades presenciais.

O uso de máscara será obrigatório pelos segurados e funcionários. Além disso, as pessoas deverão manter o distanciamento mínimo de um metro entre elas.

Para evitar o contágio da Covid-19, todas as pessoas deverão, além de fazer uso de máscaras, ser submetidas ao serviço de aferição de temperatura corporal. Se for indicada febre maior do que 37,5° Celsius, o segurado não poderá entrar nas agências do INSS.

Agendamento obrigatório

O INSS informou que, devido à pandemia de Covid-19, os segurados deverão realizar agendamento para serem atendidos em uma das agências.

“Segurados sem agendamento não serão atendidos, para que se evite aglomerações dentro e fora das agências. Portanto, não saia de casa à toa”, esclareceu, o instituto em nota.

Para agendar o atendimento, é preciso marcar hora pelo Meu INSS (acesse aqui) ou pelo telefone 135.

Estarão disponíveis para atendimento presencial os seguintes serviços: perícia médica; avaliação social; cumprimento de exigência; justificação administrativa; e reabilitação profissional.

Mesmo com a abertura das agências, o atendimento remoto continuará a ser oferecido.

As agências estavam fechadas havia seis meses para o atendimento presencial por causa da pandemia de coronavírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?