Agências do INSS reabrem hoje; sete no DF. É preciso agendar atendimento

No DF, funcionarão unidades do Gama, Planaltina, Asa Sul, Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia. Em SP, Justiça frustrou reabertura

atualizado 14/09/2020 8:16

fila no inssAntonio Cruz/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai reabrir agências nesta segunda-feira (14/9) para atendimentos presenciais. O retorno será gradual, com horário reduzido, e nem todos os serviços estarão disponíveis.

No estado de São Paulo, não haverá reabertura ainda. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região acatou pedido de sindicatos e suspendeu o trabalho presencial. O INSS vai recorrer da decisão.

Antes da decisão do TRT paulista, o ISS havia anunciado a volta do atendimento presencial em 640 agências de todo o país. Ainda assim, o número de agências abertas não corresponde nem à metade do total, mas engloba as maiores, segundo o órgão.

Desse total, sete são no Distrito Federal: as de Planaltina, Gama, Asa Sul, Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia. As agências estarão abertas também em cidades próximas à capital federal, como as goianas Valparaíso, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto e Cidade Ocidental, todas na região do Entorno.

Medidas de controle

Portaria publicada na sexta-feira (11/9) no Diário Oficial da União (DOU) define protocolo do retorno gradual das atividades presenciais.

O uso de máscara será obrigatório pelos segurados e funcionários. Além disso, as pessoas deverão manter o distanciamento mínimo de um metro entre elas.

Para evitar o contágio da Covid-19, todas as pessoas deverão, além de fazer uso de máscaras, ser submetidas ao serviço de aferição de temperatura corporal. Se for indicada febre maior do que 37,5° Celsius, o segurado não poderá entrar nas agências do INSS.

Agendamento obrigatório

O INSS informou que, devido à pandemia de Covid-19, os segurados deverão realizar agendamento para serem atendidos em uma das agências.

“Segurados sem agendamento não serão atendidos, para que se evite aglomerações dentro e fora das agências. Portanto, não saia de casa à toa”, esclareceu, o instituto em nota.

Para agendar o atendimento, é preciso marcar hora pelo Meu INSS (acesse aqui) ou pelo telefone 135.

Estarão disponíveis para atendimento presencial os seguintes serviços: perícia médica; avaliação social; cumprimento de exigência; justificação administrativa; e reabilitação profissional.

Mesmo com a abertura das agências, o atendimento remoto continuará a ser oferecido.

As agências estavam fechadas havia seis meses para o atendimento presencial por causa da pandemia de coronavírus.

Últimas notícias