metropoles.com

Advogado de Michelle Bolsonaro deixa caso das joias sauditas

Daniel Bialski afirmou que foi uma decisão pessoal de Michelle e Jair Bolsonaro. “Tenho que respeitar”

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles e Divulgação
Imagem com montagem mostra Bolsonaro, Michelle e joias - Metrópoles
1 de 1 Imagem com montagem mostra Bolsonaro, Michelle e joias - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles e Divulgação

O advogado Daniel Bialski deixou, nesta terça-feira (22/8), a defesa da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no caso das joias sauditas. Ao Metrópoles, o advogado afirmou que esta foi uma decisão pessoal de Michelle e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Tenho que respeitar”, disse.

De acordo com ele, os advogados de Bolsonaro agora farão a defesa conjunta de ambos.

Em nota enviada à imprensa, Bialski afirmou: “Informo que de comum acordo com os interesses da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, deixarei de patrocinar sua defesa no Inquérito nº 4.874/DF (Pet.11645), justamente porque os advogados que atualmente representam o Ex-Presidente Jair Bolsonaro poderão e a representarão habilmente, daqui por diante, neste caso”.

O inquérito em questão é o que apura a existência de milícias digitais que defendem a ruptura democrática. O caso das joias e do desvio de presentes dados por autoridades estrangeiras a Bolsonaro estão no âmbito deste mesmo inquérito.

Michelle contratou um advogado depois que a Polícia Federal pediu a quebra de sigilos fiscal e bancário da ex-primeira-dama. Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, acatou o pedido e autorizou a quebra.

Joias

Com o fim do governo Bolsonaro, foi revelado que servidores do governo, incluindo o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, tentaram entrar no Brasil sem declarar joias de R$ 16,5 milhões que foram presente do governo saudita à ex-primeira-dama. O caso ocorreu em outubro de 2021, quando a Receita Federal apreendeu os objetos.

Diante da situação, o governo Bolsonaro tentou, em ao menos oito ocasiões, obter os itens. No dia 28 de dezembro, já nos últimos dias de governo, o gabinete da Presidência da República chegou a enviar um ofício à Receita Federal solicitando a devolução das joias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?