metropoles.com

“Acolhemos a divergência”, diz Eduardo Leite em posse no RS

Governador reeleito do RS, Eduardo Leite tomou posse e criticou Bolsonaro: “Praticamos uma política que não aposta em rupturas ou traumas”

atualizado

Compartilhar notícia

Celso Bender/Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do RS
Imagem colorida mostra Eduardo Leite toma posse após ser reeleito governador no RS - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Eduardo Leite toma posse após ser reeleito governador no RS - Metrópoles - Foto: Celso Bender/Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do RS

Reeleito governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) tomou posse neste domingo (1º/1). Leite venceu a disputa contra o ex-deputado federal Onyx Lorenzoni (PL), em segundo turno, com 57,12%.

Leite e o vice-governador eleito, Gabriel Souza, foram empossados, às 10h, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Às 11h, no Palácio Piratini, o governador Ranolfo Vieira Júnior transmitiu o cargo a Leite, que não vai à Brasília para a posse de Lula (PT).

Eduardo Leite (PSDB) tem 37 anos e foi governador do Rio Grande do Sul entre 2019 e 2022. Foi prefeito de Pelotas (RS). Foi candidato pela coligação Um Só Rio Grande (Federação PSDB Cidadania/MDB/PSD/Pode/União). Seu vice é o veterinário e deputado estadual Gabriel Souza (MDB).

Ele havia renunciado ao cargo de governador em março deste ano para concorrer à Presidência da República, mas desistiu após perder as prévias do partido.

A cerimônia de posse

Após a apresentação da mesa e da execução do Hino Nacional, o governador eleito fez seu juramento em frente aos demais presentes. O deputado Elizandro Sabino (PTB) leu o termo de compromisso de posse de Eduardo Leite, que foi assinado por ele.

Em seguida, o vice-governador Gabriel Souza proferiu o compromisso constitucional. O deputado Sabino continuou a leitura do termo de compromisso e o vice de Leite assinou o documento.

O deputado Valdeci Oliveira (PT) fez seu pronunciamento após as duas rubricas.

“Dar posse de governador e vice-governador a Eduardo Leite e Gabriel Souza é algo que muito me honra e orgulha como presidente desta Casa […]. Os motivos são simples e até óbvios: o evento realizado aqui hoje […] enaltece, revigora  e consolida o republicanismo, a civilidade e o respeito à democracia”, disse Oliveira.

O deputado ainda continuou afirmando o evento permite o “entendimento que o oponente não é o inimigo a ser debelado, estamos de forma coletiva e apartidária afirmando, em alto e bom som, que o diálogo ainda é o melhor caminho a ser trilhado, buscado e construído”.

Ao finalizar seu pronunciamento, o presidente da Casa desejou força na reeleição do governador e vice e um bom diálogo com a nova Presidência da República.

Depois disso, foi a vez do aguardado discurso governador reeleito Eduardo Leite. O político começou sua fala relembrando sua última posse e criticando a antiga Presidência da República, que será assumida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo.

“Pela coragem e ousadia de muitos que estão aqui, nesta manhã, colaboradores fundamentais para esse projeto, nós voltamos a poder imaginar um horizonte promissor para o Rio Grande do Sul, por conta das possibilidades abertas por um projeto e uma agenda muito claros”, disse.

O governador ainda pontuou que o grupo conseguiu “mostrar que é possível, sim, construir um novo Rio Grande do Sul com diálogo, conciliação e tolerância”.

“Mostramos que é possível fazer política com firmeza e convicção, sem negociatas, sem confrontos e ataques, sem agredir adversários ou quem discorda do ponto de vista. Praticamos uma política que não aposta em rupturas ou traumas. Acolhemos civilizadamente a divergência”, apontou.

Leite falou sobre as conquistas dos últimos quatro anos, adquiridos durante sua atuação à frente do estado gaúcho. O político lembrou que os resultados foram alcançados em meio a duas estiagem e uma pandemia. “Fomos um governo de desafios que desafiou e um governo que foi desafiado”, relatou ele.

“Vamos alinhar o Rio Grande do Sul ao que buscam os jovens, os novos talentos: um estado vibrante, que estimula a criatividade, que acolhe a diversidade e fomenta novas tecnologias do empreendedorismo. Essas são as prioridades que serão perseguidas em um cenário de absoluto compromisso com a responsabilidade fiscal”, continuou.

Eduardo Leite elogiou seu último vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, e celebrou a chegada de Gabriel Souza à chapa. Para finalizar, o político pediu respeito, tolerância e responsabilidade administrativa para sua nova atuação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?