metropoles.com

Ação de estatais é alternativa para preço do combustível, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, aventou a possibilidade de vender ativos para alimentar um fundo de estabilização dos preços

atualizado

Compartilhar notícia

EDU ANDRADE/Ascom/ME – 25/08/2021
paulo-guedes
1 de 1 paulo-guedes - Foto: EDU ANDRADE/Ascom/ME – 25/08/2021

O ministro da Economia, Paulo Guedes, sugeriu que a venda de ações das estatais poderia abastecer o fundo de estabilização dos preços de combustíveis aventado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A declaração ocorreu nesta segunda-feira (4/10), em evento promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O fundo é a estratégia cogitada pelo governo federal para conter a alta no preço da gasolina e do óleo diesel. A ideia foi discutida, na semana passada, entre Bolsonaro e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano.

Durante a abertura da cerimônia no TCU, Guedes disse que, para injetar dinheiro no programa, uma alternativa seria usar “ações da PPSA [Pré-Sal Petróleo S.A.], com ações que o BNDES tenha da Petrobras”.

Na sua live da quinta-feira (30/9), Bolsonaro anunciou que uma proposta estudada consiste em usar os dividendos pagos pela Petrobras ao governo federal.

“Será que esse dinheiro da Petrobras que vem para nós — será, estou perguntando, não estou afirmando — que é lucro bilionário, nós não podemos converter para esse fundo regulador? Toda vez que dá um aumento você não repassar todo o aumento, ou não repassar aumento nenhum. Você faz caixa quando está mais no baixo e, quando sobe, com esse caixa, compensa esse reajuste lá na frente”, ponderou o mandatário da República, na ocasião.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?