metropoles.com

Abin sai das mãos do GSI e agora está sob o comando da Casa Civil

Decreto coloca Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sob o guarda-chuva da Casa Civil e “desmilitariza” o órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Antonio Cruz/Agência Brasil
Abin1
1 de 1 Abin1 - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Como confirmado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, à coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) saiu das mãos da Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e está sob o comando direto da Presidência da República. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2/3).

O pensamento de tirar a Abin do GSI e levar para a Casa Civil vinha sendo construído desde a transição, com o objetivo de “desmilitarizar” o órgão. Depois dos atos golpistas de 8 de janeiro, a pressão nesse intuito aumentou.

Veja a publicação:

Abin sai das mãos do GSI e vai para a Casa Civil by Metropoles on Scribd

Abin alertou GDF sobre ameaças de invasão a prédios públicos

Nos bastidores, a Abin era vista como comandada sob forte influência de militares bolsonaristas nos últimos quatro anos. E, por isso, muitas de suas ações eram ignoradas pelo governo.

Exemplo: a produção de relatórios alertando sobre a gravidade do coronavírus e a necessidade de medidas sanitárias não teve apoio dos chefes do GSI. A Abin também fez um documento alertando para o perigo de os golpistas acampados em Brasília invadirem prédios na capital federal.

Novamente, o GSI teria ignorado os avisos. O resultado veio com a invasão e a destruição do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

A Abin, agora como integrante da Casa Civil da Presidência da República, “é órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência e tem por competência planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do país, obedecidas a política e as diretrizes estabelecidas em legislação específica”. Luiz Fernando Correa, ex-diretor-geral da Polícia Federal no segundo governo Lula, é o favorito para assumir o cargo.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?