metropoles.com

A 3 dias das eleições, SP, BH, Fortaleza e Goiânia têm cenário incerto

Capitais têm candidatos em empates triplos ou que ainda disputam vaga para chegar ao 2º turno. Pleito municipal será no domingo (6/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de urna eletrônica em uso nas eleições influenciadores digitais. Resultado das eleições - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de urna eletrônica em uso nas eleições influenciadores digitais. Resultado das eleições - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A três dias das eleições municipais de 2024, ao menos quatro capitais brasileiras têm cenários indefinidos sobre quais candidatos vão avançar para o segundo turno da disputa. São Paulo, por exemplo, têm um empate triplo de candidatos, enquanto Belo Horizonte, Fortaleza e Goiânia registram candidatos competindo pela segunda vaga no segundo turno.

O caso mais complexo é o da maior cidade da América Latina: São Paulo. Lá o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) estão todos com porcentagens que os colocam na mesma posição na corrida. Ou seja, não há como saber quem dos três ficará de fora do segundo turno.

Pesquisa Quaest divulgada na segunda-feira (30/9) mostrou Ricardo Nunes (MDB) com 24%, Guilherme Boulos (PSOL), com 23%, e Pablo Marçal (PRTB), com 21%, em empate triplo. A mesma tendência foi constatada pela pesquisa Real Time Big Data divulgada na quarta-feira (2/10). Boulos aparece com 26% das intenções de voto, já Nunes e Marçal têm 25% cada.

Em Belo Horizonte a disputa é pelo segundo lugar na corrida do segundo turno. Na maioria das pesquisas divulgadas, Mauro Tramonte (Republicanos) lidera e a incerteza paira sobre quem disputará contra ele no fim do mês.

No levantamento da Quaest divulgado na segunda-feira, Tramonte tem 27% das intenções de voto. Já Bruno Engler (PL) e o atual prefeito Fuad Noman (PSD) têm 21% e 20%, respectivamente. Na pesquisa da Real Time Big Data divulgada na semana passada, Tramonte também tem 27%. Já Engler aparece com 19%, e Noman com 17%. Ou seja, estão empatados pela margem de erro.

Na maior cidade do Nordeste, Fortaleza (CE), a corrida para estar no segundo turno segue aberta entre os quatro melhores colocados. Na Quaest divulgada na semana passada, André Fernandes (PL) aparecia com 25% das intenções de voto, e Evandro Leitão (PT), 23%. Capitão Wagner (União Brasil) e o atual prefeito José Sarto (PDT) tinham 18% cada um.

Já no levantamento Real Time Big Data divulgado na quarta-feira, Leitão tinha 26% enquanto Fernandes aparecia com 25%. Wagner tinha 19%, e Sarto, 16%.

No Centro-Oeste, Goiânia é a capital com indefinição sobre qual candidato chegará ao segundo turno. Na última pesquisa Quaest, divulgada em 17 de setembro, Sandro Mabel (União Brasil) e Adriana Accorsi (PT)  aparecem empatados tecnicamente na liderança, com 24% e 22%, respectivamente. Vanderlan Cardoso (PSD) tem 15% e está também empatado com Accorsi no limite da margem de erro, de 3 pontos percentuais.

Como não há pesquisa recente da Real Time Big Data em Goiânia, o Metrópoles considerou a pesquisa divulgada pela revista Exame como outro recurso para mostrar a incerteza sobre quem disputará o segundo turno na capital de Goiás. No levantamento publicado no sábado (28/9), Mabel tem 27,2% e Accorsi 20,1%, estando o candidato do União Brasil isolado na frente.

Nesta pesquisa, o candidato do PL, Fred Rodrigues, tem 15,4%, e está numericamente a frente de Vanderlan, que aparece com 14,7%. Os dois estão empatados.

Eleições são no domingo (6/10)

O primeiro turno das Eleições Municipais 2024 estão marcadas para domingo (6/10). Só podem ter 2º turno cidades que tenham mais de 200 mil eleitores. Atualmente, são 103 municípios brasileiros que poderão ter uma segunda rodada de votações. O 2º turno está marcado para 27 de outubro.

Confira a página especial sobre as Eleições de 2024

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?