metropoles.com

3 milhões de motoristas têm até dia 30 para renovar exame toxicológico

Motorista das categorias C, D e E, com vencimento da CNH entre janeiro e junho, tem até o dia 30 de abril para regularizar o exame

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metropóles
Imagem colorida de carros - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de carros - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metropóles

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), existem mais de 3,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E  que estão com o exame toxicológico irregular em todo o Brasil.

O prazo para a regularização do exame de condutores com CNH vencendo entre janeiro e junho terminou em 31 de março. Caso eles não façam o toxicológico até 30 de abril, poderão ser multados a partir do dia 1º de maio.

Os condutores com validade da CNH entre julho e dezembro também deverão realizar o exame até 30 de abril. Segundo o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a ausência do exame é considerada uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 1.467,35, além de sete pontos na CNH.

A Senatran está realizando campanhas educativas e emitindo alertas por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT) como lembrete para que os motoristas realizem o teste.

Os condutores podem verificar se o exame toxicológico está em dia por meio do portal da CDT ao clicar no botão “Exame toxicológico”. Em caso de vencimento, é preciso buscar um dos laboratórios credenciados para realizar a coleta necessária para o exame toxicológico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?