23,3% dos brasileiros admitem comprar bebidas alcoólicas mais baratas
Pesquisa da Unifesp mostra que brasileiros buscam bebidas alcoólicas com preços mais baratos em locais sem segurança
atualizado
Compartilhar notícia

Uma pesquisa da Unifesp mostra que 23,3% dos brasileiros costumam comprar bebidas alcoólicas abaixo do preço, encontradas geralmente em locais com pouca segurança. O dado consta no Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), divulgado na sexta-feira (10/10).
De acordo com a pesquisa, 33% dos consumidores afirmaram que compram bebidas em lojas de conveniência de postos de gasolina. Outros 16,7% buscam camelôs, 15,7% pedem bebidas por aplicativos, e 14,4% adquirem os produtos em padarias — considerados locais não convencionais.
Deste número, 12% dos entrevistas revelaram ter comprado produtos contrabandeados, enquanto 10,4% disseram ter consumido bebidas alcoólicas falsificadas.
Além disso, o estudo revelou que mais de um terço dos brasileiros, 36,4%, já participou de festas “open bar”, apontadas pelo relatório como perigosas pela possibilidade de consumo excessivo, violência e intoxicação.
O levantamento ouviu 16.608 pessoas, de 300 municípios do Brasil, em 2023.
Os dados surgem em meio a recente crise no Brasil sobre falsificação de bebidas e intoxicação por metanol. Até o momento, o Ministério da Saúde investiga 217 suspeitas de envenenamento pela substância, e já confirmou 29 casos.
