O poder da geleia real: compostos nutritivos e biologicamente ativos

Conheça os seis principais benefícios da substância que prolonga a vida das abelhas rainhas

atualizado 17/08/2018 9:33

IStock

Engana-se quem pensa que as abelhas fabricam somente mel, própolis e pólen. Além dessas substâncias, elas fabricam um produto poderosíssimo, a geleia real.

Para entender a grandeza nutritiva dessa substancia, basta pensar na colmeia. As abelhas operárias escolhem uma única abelha para ser a rainha. A escolhida come exclusivamente geleia real.  Enquanto as operárias vivem em média seis meses, a rainha vive por seis anos.

O alimento é composto de quantidades abissais de muitos nutrientes maravilhosos, compostos nutritivos e biologicamente ativos. Alguns dos nutrientes que ocorrem naturalmente são:

• Vitamina do complexo B
• aminoácidos
• minerais como cálcio, magnésio, potássio e zinco
• lipídios, incluindo ácidos graxos e fosfolipídios
• peptídeos
• carboidratos (monossacarídeos e dissacarídeos)
• ácidos nucleicos
• 10-HDA (um composto exclusivo da geléia real)
• enzimas e hormônios

Por causa de seus componentes, o uso de geleia real por humanos tem sido objeto de estudo para comprovar inúmeros benefícios. Na medicina tradicional chinesa, é muito comum usar para longevidade e prevenção de doenças.

Também é muito usada como suplemento alimentar ou aplicada de forma tópica, pois promete agir contra queda de cabelo e rugas. Também existem relatos de que possui propriedades anti-tumorais, antibacterianas e cicatrizantes. Mas não é só. Confira abaixo seus possíveis benefícios:

Fortalece o sistema imunológico e previne reações alérgicas
De acordo com um estudo publicado em 2001 pela revista international Immunopharmacology, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, pois ao ingerir, uma substancia chamada histamina é suprimida, mostrando que pode prevenir doenças sazonais, como gripes e resfriados. No entanto, mais pesquisas são necessárias para comprovar, de fato, esse efeito.

Trata problemas de infertilidade
Suspeita-se que traga benefícios em relação a fertilidade, em razão de uma proteína que afeta a rainha morfologicamente e a ajuda a se tornar fértil. Apesar de ainda não ter sido comprovado, tem sido demonstrado um aumento da fertilidade e quantidade de esperma em homens, o que aumenta as chances da mulher ter um bebê.

Previne envelhecimento precoce
Assim como amplia consideravelmente a vida da Abelha Rainha, acredita-se que em humanos também funcione, eliminando os radicais livres. Os antioxidantes podem eliminar rugas, prevenir queda de cabelo, entre outros.

Aumenta o metabolismo e ajuda a perder peso
Possui oito aminoácidos que nos seres humanos não conseguimos fabricar de forma natural, mas que são de suma importância para nossa saúde. Esses aminoácidos garantem um funcionamento metabólico rápido, aumenta o poder de regeneração das células, aumenta a capacidade de desenvolvimento muscular e dos ossos, alem de otimizar s processos hormonais, deixando o metabolismo mais ligeiro. A leticina é um dos componentes presentes na GR. Ela efetivamente baixa os níveis de colesterol, melhora a função hepática, ajuda na digestão e, quando ligada a esses aminoácidos, pode ajudar na perda de peso.

Muito efetiva para sintomas de menopausa e TPM.
Evidencias demonstraram que o uso de geleia real durante três meses garante uma sensação de bem estar e alivia os sintomas da menopausa e da TPM.

Estudos acreditam que pode ser efetiva para diabetes, efeitos colaterais do câncer, asma, doenças renais, pancreatite, doenças estomacais e insônia.
A Geleia Real pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e suplementos, em capsulas, pó ou natural. O ideal é compra-la em sua forma natural, de produtores locais e aproveitar os inúmeros benefícios. Bom reinado!!!

Últimas notícias