Saiba qual é nosso top 10 entre as cervejas brasileiras disponíveis
Confira as novidades nacionais que desembarcaram em terras candangas nos últimos meses
atualizado
Compartilhar notícia

Enquanto muita gente está vidrada na invasão virtual de Pokemons, a gente não para de procurar as melhores cervejas em Brasília. Essa semana, resolvemos fazer uma blitz (no bom sentido) no Empório Soares e Souza, na 212 norte, para conferir de perto as novidades nacionais que desembarcaram em terras candangas.
Quando entramos na loja, ficamos impressionados com a variedade de estilos e cervejarias disponíveis. Existe uma estante só para as artesanais brasileiras! Você pode até achar exagero da nossa parte ou dizer que estamos emocionados à toa, mas o fato é que o cenário mudou drasticamente.
O número de microcervejarias espalhadas pelo país cresce a cada ano e a qualidade das nossas cervejas evoluiu muito. Na outra mão, bons rótulos importados estão chegando caros demais ao Brasil. Tudo bem, temos que admitir que os preços das nossas também não são animadores (no começo do ano, o governo fez a gentileza de aumentar ainda mais os impostos), mas muitas brazucas valem o investimento.
Uma das vantagens é que elas chegam às prateleiras ainda frescas, façanha praticamente impossível com as bebidas que vêm de fora. No caso das IPAs, por exemplo, esse frescor faz muita diferença.
Preparamos uma lista das Top 10 que encontramos durante nossa parada estratégica. A ordem não tem relação com a preferência dos degustadores, apenas seguimos uma linha crescente de amargor – que pode orientar uma eventual degustação em série. De cervejas com manjericão, passando pela abóbora e chegando ao cacau, tem opção pra todos os paladares. Então, que tal aproveitar o fim de semana para experimentar novos aromas e sabores?
1 – Seasons Basilicow
Cervejaria: Seasons
Porto Alegre, RS
Estilo: Witbier
ABV: 5%
Cerveja leve e refrescante com adição de (muito) manjericão. Para quem não gosta de bebida amarga, essa é a pedida! Além do malte de cevada e de trigo, a receita também leva aveia em flocos. Nenhuma cerveja da Seasons é pasteurizada. Isso significa que, para chegar e permanecer em Brasília ou qualquer outra cidade, ela precisa estar em câmara fria.
2 – Bela e Recatada
Cervejarias: Microcervejaria X e Urbana
Brasília, DF (produzida em Goiás)
Estilo: American Wheat
ABV: 4,5%
Cerveja de trigo feita no estilo americano, tem adição de duas frutas do cerrado: taperebá e cagaita. Doses comedidas de lúpulo deixam a cerveja ainda mais refrescante e com levíssimo amargor. Por fim, as frutas conferem um aroma característico e uma pequena acidez.
3 –No Creo em Brujas (primeira à esquerda)
Cervejarias: Suricato Ales e Heilige
Santa Cruz do Sul, RS
Estilo: Pumpkin Ale
ABV: 6,1%
Cerveja colaborativa da premiada Heilige (eleita a segunda melhor cervejaria do Brasil no Concurso Brasileiro da Cerveja 2016) e da Suricato Ales. Essa é uma receita clássica, produzida especialmente para o período de Halloween. Como não poderia ser diferente, é feita com abóbora. Tem aromas de cravo e canela, e sabor levemente adocicado.
4 – Corina Linda, Leve e Solta
Cervejaria: Corina
Brasília, DF (produzida em Goiás)
Estilo: Pale Ale
ABV: 5,1%
Essa é de casa! A Corina começou com um beer truck em Brasília e depois lançou dois rótulos como cervejaria cigana. O primeiro deles foi essa delícia de Pale Ale. É claro que o amargor é pronunciado, afinal, é difícil encontrar um cervejeiro que não seja apaixonado por lúpulo. Apesar disso, ela não é agressiva e carrega agradáveis notas frutadas e cítricas no aroma. Final muito seco – pedindo mais um gole.
5 – Perro Libre American Pale Ale
Cervejaria: Perro Libre
Porto Alegre, RS
Estilo: American Pale Ale
ABV: 5,4%
Assim como a Seasons, a Perro Libre é trazida de Porto Alegre (RS) em cadeia refrigerada e de forma alguma pode ficar muito tempo longe do freezer. Justamente por não passar pelo processo de pasteurização, é extremamente fresca. Devido à adição de cinco tipos de lúpulo, o aroma lembra maracujá e manga. O malte inglês Maris Otter faz a bebida ter notas de biscoito.
6 – Irmãos Ferraro Pepper Uli
Cervejaria: Irmãos Ferraro
Porto Alegre, RS
Estilo: India Pale Lager
ABV: 6,6%
Cerveja do tipo Lager, ou seja, da grande família que também inclui as Pilsens que tanto conhecemos (fermentadas a baixas temperaturas). Neste caso, a dose de lúpulo é muito maior, assim como o teor alcoólico. Além de amarguinha, a Pepper Uli também é picante já que leva pimenta malagueta.
7 – Cathedral IPA
Cervejaria: Cathedral
Maringá, PR
Estilo: American IPA
ABV: 7,2%
Refrescante, amarga e seca. Qualquer India Pale Ale que se preze deve respeitar essa regra básica. No caso das American IPAs, a dose de lúpulo é ainda mais alta conferindo amargor mais incisivo, além de notas cítricas e de pinho muito pronunciadas. Assim, linda e deliciosa, é a Cathedral IPA.
8 – Tupiniquim Tornado Triple IPA
Cervejaria: Tupiniquim
Porto Alegre, RS
Estilo: Imperial IPA
ABV: 11%
Essa é uma bomba de amargor e de teor alcoólico. A Tupiniquim Tornado leva três vezes a quantidade de lúpulo necessária para se produzir uma IPA. Ela tem 200 IBU (unidade de medida para o amargor), ou seja, é MUITO amarga. Feita para lupomaníacos incuráveis.
9 – Cevada Pura Brown Ale
Cervejaria: Cevada Pura + Cigar City Brewery
Piracicaba, SP
Estilo: Brown Ale
ABV: 5%
Cerveja colaborativa feita pela brasileira Cevada Pura e a americana Cigar City. O aroma e sabor maravilhosos são resultado da adição de café e cacau. Já o corpo médio-alto é explicado pelo uso de aveia. Cerveja realmente incrível, você não pode perder!

10 – Imperial Mr. Brownie Ale
Cervejaria: Mr. Brownie + Microcervejaria X
Brasília, DF (produzida em Goiás)
Estilo: Imperial Brown Ale
ABV: 8%
Quem mora em Brasília conhece ou já viu um pacotinho com o nome Mr. Brownie, certo? Pois bem, o pessoal do bolinho mais famoso da cidade resolveu produzir a própria cerveja que, é claro, tem gosto de chocolate. Feita em parceria com a Microcervejaria X, trata-se de uma Brown Ale mais potente, mais alcoólica e com adição de caramelo. Hummm…
