metropoles.com

A Coisa Tá Russa! – E não é que Tite já condenou simulação de Neymar?

Técnico era do Corinthians e criticou atitude do jogador, que era do Santos. “Mau exemplo para meu filho”, disse o atual técnico da Seleção

atualizado

Compartilhar notícia

Buda Mendes/Getty Images
neymar brasil méxico
1 de 1 neymar brasil méxico - Foto: Buda Mendes/Getty Images

Bem, amigos torcedores, nada como um dia após o outro, não é mesmo?

Nesses dias em que respiramos Copa do Mundo só se fala de uma coisa…

(Não, não é a boa campanha do Brasil que está na boca do povo, com três vitórias e um empate até agora no Mundial, com 7 gols marcados e um sofrido – 7 x 1 parcelado porque mais brasileiro, impossível –, nem a eliminação precoce de Alemanha, Argentina, Espanha e Portugal, por exemplo. Muito menos a beleza e alegria dessa gente bronzeada que mostra seu valor nas ruas e arquibancadas russas. Ou, por fim, o fim que levou os brasileiros flagrados em vídeos machistas e racistas – não passarão!)

Só se fala – sente aí na cadeira, visse, pra não se assustar – do dia em, no longínquo ano da graça de 2012, o atual técnico da Seleção Brasileira, Tite, criticou Neymar (sim, Neymar) por simular contusões e tentar provocar advertência ou expulsão de um jogador adversário.

Sim, o bom e velho Adenor (cuja alcunha é Tite) ficou irritado, e muito, com o atacante depois da derrota para o Santos por 3 x 2, pelo Campeonato Brasileiro. A heresia – afinal, hoje em dia, Neymar é o xodó do treinador – ocorreu em um 19 de agosto. Indignado, o treinador falou que o jogador gostava de simular situações. Na época, o atacante tinha 20 anos.

Abre aspas:

“No jogo da Libertadores, o Emerson deu um carrinho imprudente e foi expulso. O Neymar caiu e rolou e quando o Emerson foi expulso, ele levantou e estava bom. Perder ou ganhar é do jogo, mas simular uma situação para levar vantagem não é. É mau exemplo para o garoto que está crescendo, para o meu filho

Tite, então técnico do Corinthians e atual treinador da Seleção Brasileira

Fecha aspas.

Parece que foi no milênio passado, não é?, mas foi ali, em 2012. E, hoje, o mundo do futebol discute a postura cai-cai de Neymar, analisando se ele aprendeu a atuar no Actor’s Studio, no Tablado, na Escola Wolf Maia ou se o jogador-ator utiliza o método Stanislavski.

Na segunda partida do Brasil na Copa do Mundo – a vitória por 2 x 0 sobre a Costa Rica –, por exemplo, ele sofreu um leve puxão e se jogou como se não houvesse amanhã (ou juiz em campo, ou árbitro de vídeo fora dele), tentando cavar um pênalti. No terceiro jogo, vitória de 2 x 0 sobre a Sérvia, ele recebeu um encontrão de um defensor adversário e saiu rolando para fora do gramado, o que gerou os melhores memes da Copa (até hoje, a gente pode ver o Neymar rolando por aí). E, na vitória sobre o México, também por 2 x 0, a polêmica veio no lance em que tomou um pisão de Layún e em que também saltou no ar, se contorcendo (de dor?).

Saltos exagerados 
Os saltos exagerados no ar levaram a críticas dos atletas mexicanos, do próprio Layún, do técnico Juan Carlos Osório, de um ator que trabalhou nos filmes de Harry Potter (dê um Google, please), da imprensa norte-americana, da imprensa inglesa, da imprensa argentina, da imprensa de mundo e meio. Tite, óbvio, o comandante da Seleção Brasileira, defendeu o atacante, parecendo esquecer ou perdoar o não tão longínquo ano de 2012, quando condenou a postura do jogador.

E observem que, no mesmo jogo, Tite também havia se irritado com um pisão de Neymar no lateral-direito corintiano Guilherme Andrade. “O Guilherme foi pisado por ele. Quantos jogos nós fizemos contra eles e que nível de lealdade teve o Corinthians?”, perguntou, mais do que irritado.

O tempo passa, o tempo voa, não é, Adenor?

Ainda bem. Oremos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?