metropoles.com

Reforma transforma sótão escuro em escritório leve com varanda

O projeto do Estúdio Cacau em parceria com a arquiteta Carla Freitas descobriu uma vista linda em uma área fechada e transformou o ambiente

atualizado

Compartilhar notícia

Joana França/Divulgação
170127_Residência_V&P_071-HDR
1 de 1 170127_Residência_V&P_071-HDR - Foto: Joana França/Divulgação

Em uma casa do Lago Norte, um sótão escuro e quente pesava o ambiente. Uma pequena janela fazia a ventilação do cômodo, que virou escritório depois de uns anos. Os móveis escuros tornavam quase impossível a tarefa de trabalhar por uma tarde inteira ali. Decididos a ter mais armários, os donos do imóvel chamaram as arquitetas Manuela Rampazzo e Prisca Odermatt, do Estúdio Cacau, e Carla Freitas para tentar melhorar o ambiente.

Procurando um espaço para abrir uma janela e diminuir um pouco o calor, as arquitetas descobriram que, do lado de fora da parede, ficava uma parte do telhado onde a caixa d’água se escondia. “Levantamos uma telha e descobrimos uma vista super bonita. Decidimos então encontrar outro lugar para o reservatório e abrir ao máximo para ventilar e deixar a luz entrar”, conta Manuela. Foi assim que o telhado foi colocado abaixo e a área virou uma ampla varanda. O cômodo, que tinha 35m², ganhou mais 25m².

Para amenizar a temperatura, as arquitetas usaram um revestimento de tijolinho por dentro e por fora da casa, garantindo que o calor não seja absorvido pelas paredes. E os armários pesados e escuros foram substituídos por opções mais leves, brancas, tudo bem clarinho para garantir um cômodo agradável.

“Eles tinham a expectativa de atrair os filhos que não moravam mais com eles de volta para casa. Que ficasse um lugar mais gostoso. Deu certo. Um deles resolveu voltar a morar com os pais, se instalou em um quarto anexo ao sótão e ganhou quase um apartamento só para ele”, explica a arquiteta.

Confira algumas fotos do projeto:

0

Compartilhar notícia