Mostra do Filme Livre ocupa o CCBB com 175 títulos
Festival reúne sessões de cinema, debates e oficina. “A Capital dos Mortos 2” é o único representante de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia

Painel do cinema independente brasileiro, a Mostra do Filme Livre chega à 15ª edição em 2016. Exibido em Brasília e mais três capitais (Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo), o festival mostra a cara da produção alternativa por meio de 175 títulos. Com entrada franca, as sessões começam nesta quarta (13/4), no CCBB, e seguem até 2 de maio. A seleção reúne de curtas-metragens para crianças a títulos de horror e videoarte.
Único representante de Brasília, o terror “A Capital dos Mortos 2 – Mundo Morto” dá sequência aos eventos de “A Capital dos Mortos” (2008), novamente sob direção do paulistano radicado no DF Tiago Belotti. O longa se encaixa no perfil da maioria dos selecionados da Mostra do Filme Livre: 83% das produções não tiveram verbas públicas. A continuação teve orçamento de cerca de R$ 5 mil.

Filmes diversos e oficina de gif
A extensa quantidade de filmes é dividida em doze segmentos distintos, como Longas Livres (escolhas da curadoria) e Cabine Livre (voltada para a videoarte). Novidade nesta edição, a seção Panaméricas Latinas reúne títulos de Argentina, Chile e Espanha.
Premiados na edição do Rio, em março, 10 filmes representam alguns dos principais destaques de 2016. Os dois longas laureados pela mostra vêm do Nordeste: o pernambucano “A Seita” (foto no alto), de André Antônio, e o maranhense “O Signo das Tetas”, de Frederico Machado.
Entre os seis curtas e os dois médias-metragens premiados, um dos mais aguardados é o média “Escape from My Eyes”, do carioca Felipe Bragança, codiretor de “A Alegria” (2010) e corroteirista de “Praia do Futuro” (2013) e “Heleno” (2011).
Entre os dias 27/4 e 2/5, o artista visual Leo Pyrata dá a oficina “GIF à Milanesa”, sobre um dos formatos de imagem mais populares na internet. As inscrições estão abertas até 20/4.
15ª Mostra do Filme Livre
De quarta (13/4) a 2 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB, Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22, 3108-7600). Entrada franca, mediante retirada de senha na bilheteria do cinema uma hora antes das sessões. Programação completa em mostradofilmelivre.com. A classificação indicativa varia de acordo com os filmes.
