Servidores da Saúde ameaçam não trabalhar no Dia D da Multivacinação

Segundo a categoria, a secretaria alterou a forma de compensação pelo trabalho. Antes, os funcionários eram compensados com folga dobrada. Agora, o governo anunciou que pretende pagar com hora-extra ou folga proporcional. Pasta destaca importância da campanha e diz que não vai punir faltosos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Eduardo Saraiva/ A2img
vacinação
1 de 1 vacinação - Foto: Eduardo Saraiva/ A2img

Os servidores da Secretaria de Saúde ameaçam não trabalhar neste sábado (24/9), Dia D da Multivacinação. Segundo a categoria, a pasta alterou a forma de compensação pelo trabalho extra. Antes, os funcionários eram compensados com folgas dobradas. Agora, o governo anunciou que pretende pagar com hora-extra ou com folga proporcional ao tempo trabalhado. O problema, de acordo com o SindSaúde, sindicato que representa os trabalhadores, é que as horas-extras estão atrasadas desde maio deste ano.

A secretaria explica que tomou a decisão de alterar a regra em função de ter sido questionada pelos órgãos de controle sobre a inexistência de um instrumento jurídico que regule a compensação. “O secretário precisa se decidir se é médico ou advogado! A Saúde não pode esperar ele determinar como tratará a vida. Enquanto o profissional  de saúde pensa na urgência, o advogado pensa nas consequências legais”, ressalta a presidente do sindicato Marli Rodrigues.

Reprodução
Circular datada de 22 de abril de 2016

 

Segundo informou a Secretaria de Saúde, o Distrito Federal manterá 106 postos de vacinação abertos, das 8h às 17h. Na ocasião, serão imunizadas crianças e jovens de 0 a 19 anos.

Neste ano, a capital do país recebeu 330 mil doses de vacina do Ministério da Saúde, o que representa 10% a mais do que a vacinação total do ano passado. Serão oferecidos 14 tipos de vacinas para crianças e outros cinco tipos voltados para adolescentes, como a que protege contra o HPV.

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Tiago Coelho, disse ao Metrópoles que aposta na participação dos servidores na campanha neste sábado.

Os funcionários são os pilares do SUS. E temos certeza de que eles não se furtarão ao compromisso, à doação. Eles são responsáveis pelo êxito de nossas campanhas.

Tiago Coelho, subsecretário

Coelho explicou que não há risco de atraso no pagamento da hora-extra, uma vez que, neste caso, o rito é diferente das demais situações. Como exemplo, citou a vacinação contra HPV, em julho, com o pagamento feito em setembro. Segundo o subsecretário, não há previsão de punição dos servidores faltosos.

Ele alertou para a importância do campanha, lembrando que elas foram suspensas por alguns anos, o que acabou acarretando o retorno de doenças como o sarampo, caxumba e coqueluche.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?