metropoles.com

Convidados com adesivos “Fora Temer” são barrados na Esplanada

Integrantes da Guarda Presidencial disseram que o trio só poderia entrar na tenda especial reservada aos convidados se retirasse o protesto. “As ordens são para impedir manifestações políticas em geral”, disse um dos militares

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
7 setembro
1 de 1 7 setembro - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Três convidados a acompanhar o desfile de 7 de Setembro em uma tenda montada na Esplanada dos Ministérios foram impedidos de entrar no local por estarem usando adesivos com os dizeres “Fora Temer”, na manhã desta quarta-feira (7/9). De acordo com os seguranças que abordaram o trio, que viajou de São Paulo a Brasília, há ordens para impedir manifestações políticas no ato que celebra a independência do Brasil.

Um deles era o estudante Vitor Cheregati, aluno da Universidade de São Paulo (USP). A reportagem presenciou a abordagem da Guarda Presidencial que, mesmo sem ser truculenta num primeiro momento, confiscou os adesivos que eles carregavam. “São ordens”, afirmou o militar, que não quis se identificar.

Os estudantes decidiram entregar os adesivos para acompanhar o desfile com a promessa de que poderiam pegá-los de volta no fim do ato. Uma das convidadas barradas questionou: “E se o adesivo fosse contra o PT?”, em referência ao partido da ex-presidente Dilma Rousseff. “Colega, as ordens são para impedir manifestações políticas em geral”, respondeu o guarda.

Ao perceber que o Metrópoles acompanhava a abordagem, os guardas forçaram a equipe a sair do local. O desfile é organizado pelo Palácio do Planalto. A assessoria de Comunicação da Presidência da República informou que não há ordens de restrição, apesar dos fatos presenciados pela reportagem. Segundo eles, a única diretriz é que seja impedido o uso de cartazes que atrapalhem a visão das pessoas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?