metropoles.com

Auxílio-moradia da Polícia Civil do DF é considerado inconstitucional

Em julgamento na tarde desta terça-feira (28/6), Conselho Especial julgou inconstitucional a lei que criou o benefício. Decisão foi unânime

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Na tarde desta terça-feira (28/6), o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios considerou inconstitucional a Emenda à Lei Orgânica do DF, de autoria do distrital Wellington Luiz (PMDB), que criou o auxílio-moradia dos policiais civis do DF. A decisão foi unânime.

Os policiais civis lutam pelo benefício há muito tempo, uma vez que ele é concedido aos policiais militares e bombeiros do Distrito Federal. Promotores e procuradores de Justiça do DF também recebem. Quem arca com a conta é a União. O projeto foi aprovado em setembro do ano passado e, além do auxílio-moradia, garantiu ainda aos policiais civis o pagamento de auxílio-uniforme e tíquete-alimentação.

Em nota, o sindicato e a associação dos delegados de polícia do DF repercutiram o julgamento. “Informamos que o Conselho do TJDFT julgou inconstitucional a Emenda à Lei Orgânica (ELO) 90/15, que trata do nosso auxílio-moradia. As diretorias das entidades integradas já estão em contato com a assessoria jurídica para saber quais são os recursos cabíveis. Além disso, destacamos que apesar de respeitar a decisão do tribunal, o nosso compromisso com a categoria não para por aqui. O resultado do julgamento da ADI serviu apenas como um poderoso combustível para intensificarmos a luta que será travada com o GDF pelo resgate salarial.”

Em 16 de fevereiro, uma audiência pública na Câmara Legislativa discutiu a regulamentação do benefício no Executivo. O pleito da categoria é que cerca de 8 mil policiais civis, entre aposentados e servidores na ativa, recebam entre R$ 1,6 mil e R$ 3,2 mil de ajuda mensal para arcar com os gastos de moradia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?