metropoles.com

Hackers derrubam sites de Sergipe em resposta a bloqueio do Whatsapp

Ação foi em represália a ação de um juiz do estado que determinou que o aplicativo saísse do ar a partir desta segunda-feira (2/5)

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
anonymous
1 de 1 anonymous - Foto: iStock

Hackers derrubaram na tarde desta segunda-feira (2/4) diversas páginas na internet relacionadas ao governo e ao judiciário de Sergipe em retaliação ao bloqueio do Whatsapp. A informação foi divulgada por contas no Twitter de ativistas ligados ao grupo Anonymous.

Sites como do governo do estado, do Tribunal de Justiça e da Justiça Federal ficaram fora do ar no início da tarde de hoje. Pelo Twitter, os ativistas divulgaram uma imagem da tradicional máscara que representa o movimento.

Uma decisão do juiz Marcelo Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), mandou as operadoras de telefonia fixa e móvel a bloquearem o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp em todo o país por 72 horas. A medida começou a valer a partir das 14h desta segunda-feira (2/5).


Esta é a segunda vez que o uso do aplicativo é suspenso no país. Em dezembro de 2015, a  1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP) determinou o bloqueio devido a uma investigação criminal. A decisão acabou revogada em menos de 12 horas, depois que o desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, determinou o restabelecimento do serviço. Segundo o magistrado, a decisão de banir o aplicativo por 48 horas não se mostrou razoável, uma vez que milhões de usuários foram afetados em decorrência da inércia da empresa em fornecer informações à Justiça.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?