metropoles.com

Veja um vegetal barato que te fará emagrecer e ganhar massa muscular

Bastante comum entre quem tem uma vida “fitness”, este vegetal é excelente para a saúde e para ganhar massa; confira

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de uma mulher comendo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma mulher comendo - Metrópoles - Foto: Getty Images

A batata-doce é normalmente associada ao ganho de massa muscular. Fonte de carboidrato, o vegetal tem um sabor levemente adocicado, tornando uma excelente opção para receitas doces ou salgadas.

Já no valor calórico, 100 gramas desse tipo de batata oferecem 77 calorias, sendo 18,4g delas compostas por carboidratos.

batata-doce cortada ao meio
A batata-doce tem baixo índice glicêmico

Seus benefícios nutricionais não deixam a desejar: o alimento é fonte de fibras e até proteínas. Além disso, apresenta vitaminas A, E, C, K e vitaminas do complexo B, o que a torna uma excelente aliada à saúde. É composta, ainda, por cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio.

Vale destacar que, apesar de ser a queridinha dos adeptos da academia, a batata-doce, sozinha, não irá apresentar nenhuma vantagem que justifique o ganho de massa muscular ou emagrecimento. É preciso “suar” a camisa. Para esses objetivos, o contexto alimentar é crucial, com o devido ajuste no consumo de proteínas associado à prática de atividade física e bons hábitos.

0

 

Além disso, os carboidratos exercem uma boa influência no ganho de massa muscular. Para construir esse tecido, o corpo irá precisar de boa quantidade de energia, logo, priorizar carboidratos de qualidade e controlar as calorias da dieta, sem exagerar no déficit calórico, é de suma importância.

Emagrece?

Outra característica muito falada sobre a batata-doce diz respeito ao seu índice glicêmico.

Esse índice, a quem não sabe, representa a velocidade em que o alimento é convertido em açúcar no organismo. O índice médio dessa batata é 63 na versão cozida, o que representa um índice médico.

Dessa forma, seu consumo gera menos picos de insulina e uma curva menos acentuada da liberação desse hormônio, já que as fibras tornam a digestão do carboidrato mais lenta. Também devido à presença de fibras, ela confere saciedade e melhora o ritmo intestinal, sendo uma boa aliada ao emagrecimento.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?