metropoles.com

#VEMPRACEI mapeia 50 locais de Ceilândia e cria roteiros pela região

Projeto elaborado por três agitadores culturais da região usa o turismo como forma de criar uma imagem positiva da cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
vempracei 13
1 de 1 vempracei 13 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Que tal visitar o Museu da Limpeza? Comer um petisco no Bar do Verdão? Ouvir samba na Casa do Cantador? Assistir ao pôr do sol no Rancho Preguiça? Essa é a proposta do #VEMPRACEI, projeto que tem como objetivo incentivar o turismo em Ceilândia e criar uma imagem positiva da maior cidade do Distrito Federal.

Foram mapeados 50 locais com vocação para o turismo em quatro diferentes áreas: ecológica, gastronômica, esportiva e cultural. O grupo já estruturou roteiros diários que passam por alguns dos espaços escolhidos. Além disso, os jovens oferecem visitas guiadas, que podem ser feitas nos carros dos visitantes – nesse caso, o passeio é gratuito – ou em vans alugadas, custeadas pelos interessados.

Confira alguns dos locais visitados pelo #VEMPRACEI:

Origem
O projeto surgiu a partir de uma indignação comum de três agitadores culturais da cidade: Sérgio de Cássio, do grupo Atitude; Emerson Rodrigues, do Samba da Guariba; e Lucas Pinheiro, do Movimento Underground Brasileiro. Cansados de encontrar somente assuntos negativos sobre a maior Região Administrativa do DF, resolveram criar o #VEMPRACEI e explorar o lado bonito do local.

“Queremos que as pessoas possam vir a Ceilândia e conhecer o que a cidade tem de melhor para oferecer. Há uma série de locais bacanas aqui, mas poucos os conhecem por conta desse olhar negativo sobre a região.”

Emerson Rodrigues

Mais do que servir de motivação para o turismo e o comércio da cidade, o projeto tenta reduzir o preconceito com a região. “Há uma resistência muito grande das pessoas em conhecerem Ceilândia. Seja por causa da violência, por desconhecimento ou por considerar ‘exótico demais’. A galera evita a cidade”, afirma Sérgio de Cássio.

Confira alguns locais que fazem parte dos roteiros criados pelo #VEMPRACEI:

0

Visitas guiadas
Apesar de ainda não contar com toda a estrutura necessária, o #VEMPRACEI já realizou gratuitamente algumas visitas guiadas pela cidade. Somente neste ano, 400 pessoas passaram pelos roteiros diários elaborados pelo projeto – entre elas, alunos de escolas de São Paulo e grupos sociais.

Ainda em 2017, o projeto promete melhorias. “Queremos capacitar os 50 pontos turísticos escolhidos, além de formar 40 guias que vão realizar os passeios pela cidade”, explica Sérgio de Cássio.

Em 2018, os responsáveis esperam ter o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), previsto para ficar em dos postos policiais comunitários abandonados do centro de Ceilândia. Além disso, até 2021, o grupo espera mapear pelo menos 200 locais da cidade, ter transporte próprio e estande de vendas de produtos locais.

Quem tiver interesse em realizar alguns dos passeios elaborados pelo #VEMPRACEI deve entrar em contato com Sérgio de Cássio (98450-7925) ou Lucas Pinheiro (99296-4316)

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?