metropoles.com

Há 20 anos estreava a novela “A Indomada”. Veja como estão os atores

Autores misturaram realismo fantástico, cultura nordestina e hábitos ingleses para fazer um retrato bem-humorado do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

TV Globo / Divulgação
aindomada
1 de 1 aindomada - Foto: TV Globo / Divulgação

“Oxente, my God”. Quem lembrou a origem desse famoso bordão, muito falado pela personagem Altiva, pode não ter pensado nisso, mas já se passaram 20 anos desde a estreia da novela “A Indomada”. A trama foi ao ar no horário das 20h e conquistou o público.

A história se passava na cidade fictícia de Greenville, no litoral do Nordeste e ocupada pelos ingleses no século XIX para a construção da ferrovia Great Western Railway, onde costumes britânicos e nordestinos se misturavam.

No enredo principal, Eulália de Mendonça e Albuquerque (Adriana Esteves) se apaixona por Zé Leandro (Carlos Alberto Riccelli), cortador de cana da usina de sua família. Os dois sofrem com a perseguição dos Mendonça e Albuquerque. Pedro Afonso (Cláudio Marzo), irmão de Eulália, ameaça Zé Leandro de morte. O rapaz é obrigado a fugir, mas promete voltar um dia para buscar a amada, que está grávida. A criança nasce e é batizada como Lúcia Helena (Leandra Leal).

Quinze anos depois, Zé Leandro volta com uma pequena fortuna conseguida num garimpo. A fuga de Eulália, da criança e do pai, planejada anos antes, é misteriosamente boicotada e acaba em naufrágio. Só Lúcia Helena sobrevive e fica entregue aos cuidados da família, que a rejeita.

Algum tempo depois, o forasteiro Teobaldo Faruk (José Mayer) ganha a fortuna da família Mendonça e Albuquerque numa aposta de jogo feita com Pedro Afonso. Faruk era apaixonado por Eulália, e promete devolver todo o patrimônio a Lúcia Helena quando a menina atingir a maioridade e casar-se com ele — imagine a problematização que isso geraria nos tempos de hoje!

A jovem viaja para estudar na Inglaterra, com data marcada para voltar e casar se com o desconhecido. Anos depois, Helena (interpretada por Adriana Esteves nessa segunda fase) volta para cumprir o compromisso firmado com Teobaldo. E aí se desenrola a história do casal apaixonado.

As histórias paralelas também tinham muito destaque. Como o caso de Emanoel (Selton Mello), que se apaixona por Grampola (Karla Muga), vendida pela própria família para um prostíbulo. E o mistério de quem poderia ser o famoso Cadeirudo, que atacava mulheres nas noites de lua cheia. O folhetim também serviu para abordar assuntos polêmicos como a exploração sexual e o trabalho infantil.

E como não lembrar da cena em que a vilã Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque (Eva Wilma) morre queimada em um incêndio – que ela mesma provocou – e se transforma em fumaça, jurando vingança e prometendo retornar à cidade?

A novela foi vendida para mais de 10 países. Relembre os personagens principais da trama e veja como estão os atores nos dias de hoje.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?