Treinamento com corda naval faz sucesso nas academias e entre as famosas

Exercício funcional promove ganho em agilidade, melhora a coordenação motora e ajuda a perder alguns quilinhos

Para quem é adepto de uma rotina fitness, inovar nos exercícios é um bem necessário para que o treino não caia na rotina. No mundo das celebridades isso não é diferente e algumas delas, como Gabriela Pugliesi e Ivete Sangalo, têm encontrado na modalidade da corda naval uma ótima aliada para deixar seus corpos esculturais.


As cordas vendidas no mercado geralmente têm de 9 a 15 metros de comprimento com espessura de 3 a 5 centímetros. A prática da atividade física é simples. O aluno segura as cordas enquanto realiza diversos movimentos que trabalham o corpo inteiro.

O professor Diego Jansen, da academia BodyTech, orienta que a corda pode ser usada em diversos treinos funcionais com prática esportiva, como o crossfit e o queenax. Esse equipamento, considerado um “playground” para os praticantes de atividade física, permite a utilização de vários acessórios para auxiliar o treinamento como super bands, e um variado sistema de barras, puxadores, caixas de salto, e a própria corda.

A musa fitness Gabriela Pugliesi utiliza a corda naval em vários treinos

“No crossfit, apesar de a corda ser coadjuvante, porque o segredo da atividade é o peso do próprio corpo, ela auxilia na performance. No queenax, ela aparece com maior regularidade porque é um dos acessórios que mais otimizam o treinamento”, explica.

O professor ainda afirma que o uso da corda naval auxilia tanto os membros superiores quanto inferiores, com a vantagem de que ainda é possível realizar um treino efetivo apenas com o uso da corda naval. “Através dela podemos fazer movimentos variados que podem até ser acompanhados por agachamentos e polichinelos. É o caso do tsunami, em que executamos a movimentação fazendo movimentos ondulares, melhorando a capacidade cardiorrespiratória, a coordenação motora e a resistência muscular do aluno.”

Confira no vídeo a corda naval em ação.