metropoles.com

Para os foliões de plantão: dicas de como curar a ressaca

Não é indicado, por exemplo, tomar medicamentos para “curar a ressaca”. “O fígado já está debilitado, por isso, tomar medicamentos sobrecarrega ainda mais”, destaca a nutricionista Lia Ribas.

atualizado

Compartilhar notícia

Drunk man in carnival
1 de 1 Drunk man in carnival - Foto: null

Chegou a época do ano em que exagerar na bebida é quase uma regra — desde que você não esteja dirigindo. Dor de cabeça, enjoo, azia, queimação no estômago e falta de apetite, é assim que os foliões acordam durantes os dias de festas do carnaval.

De manhã, de tarde e de noite, vale tudo, aproveitar os bloquinhos, desfiles de escolas de samba e beber muito. No entanto, depois de um dia de intensa folia, é preciso acordar bem para continuar no pique.

Além de desidratar o corpo, a quantidade de álcool ingerida produz alta quantidade de enzimas e desequilíbrio no organismo. Nesses momentos, a dica é investir na hidratação e reposição de vitaminas e minerais.

“É importante ingerir muito líquido e alimentos que possuam sódio e potássio”, afirma a nutricionista funcional Lia Ribas. Além de água e alimentação equilibrada, a profissional indica alimentos e bebidas importantes para reorganizar o organismo.

  • Banana – É uma importante fonte de potássio
  • iStock
  • Suco de laranja – A laranja evita a hipoglicemia, além de se fonte de frutose e vitamina C, que ajuda na recuperação do fígado.
  • iStock
  • Chás – É considerado medicamento, por isso, é preciso ter a indicação correta de um nutricionista sobre qual tipo de chá tomar e a quantidade adequada para cada organismo.
  • iStock
  • Água – Sem dúvida, o melhor “remédio”. Se hidratar é a melhor opção
  • hidratação verão praia beleza
  • Água de coco – Além de hidratar o corpo, repõe os níveis de sódio
  • óleo de coco

A nutricionista ainda afirma que alimentação detox é a melhor opção. “Alimentos não industrializados como frutas, legumes, verduras e carnes. Isso ajuda o organismo a voltar ao normal. Pense sempre em alimentos que as avós comem. Tudo orgânico e não industrializado”, explica.

Por fim, não é indicado tomar medicamentos para “curar a ressaca”. “O fígado já está debilitado, por isso, tomar medicamentos sobrecarrega ainda mais”, destaca a nutricionista. Portanto, a indicação é se alimentar bem e beber muito líquido pois, de acordo com Lia, a ressaca tende a perdurar por mais tempo com uma má alimentação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?