metropoles.com

Privatização aumentará a competitividade, diz presidente da Eletrobras

“Esse é um tema fundamental para a competitividade do setor produtivo nacional”, completou o presidente da CNI

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Facebook
divulgação-facebook1
1 de 1 divulgação-facebook1 - Foto: Divulgação/Facebook

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr., defendeu a privatização da empresa durante o seminário “Setor Elétrico: Enfrentando Desafios”, realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quarta-feira (21/3). Segundo explicou, a desestatização da empresa vai aumentar a competição no setor, o que deve resultar numa queda das tarifas.

Ele explicou também que nenhum país no mundo tem uma empresa como a Eletrobras. Em vários países, há empresas que têm minoria de capital estatal e a maior parte dos papéis em bolsa, tal como pretendido com o novo modelo.

Disse ainda que, no governo passado, a empresa perdeu 45% de seu patrimônio e dobrou sua dívida. Há um ano e meio, o débito era nove vezes superior à geração de caixa. Na época, a empresa valia R$ 9 bilhões. Na terça, estava cotada em R$ 34 bilhões, fruto de reestruturações realizadas no atual governo.

A desestatização também é prioridade na agenda estratégica nacional. A avaliação é do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. Segundo ele, é preciso recolocar a energia elétrica na condição de vantagem comparativa do país. O tema foi debatido no seminário Setor Elétrico: Enfrentando os Desafios, realizado pela CNI em parceria com a Eletrobras, que tratou do novo modelo do setor elétrico e da privatização da companhia.

“Essa operação é muito importante para o país. Uma das razões será receber investimentos necessários sem as amarras do controle público e com a agilidade do setor privado. A privatização também avança na direção de libertar a empresa de possíveis ingerências políticas, que tantos prejuízos já causaram ao Brasil”, afirmou o presidente da CNI.

(Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?