metropoles.com

WhatsApp pode ser útil no combate de notícias falsas, defende especialista

Rafael Faben diz que ferramenta recém-lançada pode auxiliar usuários a encontrar informações confiáveis sobre o combate ao novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Ícone do WhatsApp
1 de 1 Ícone do WhatsApp - Foto: Reprodução

A pandemia do novo coronavírus provocou alterações no comportamento de pessoas em todo o mundo. Em meio às novas práticas, cuidados e orientações, surgiram também as informações desencontradas, dúvidas e muitas notícias falsas. A fim de evitar a propagação de fake news, o WhatsApp criou um hub de informações de alcance global.

A ferramenta lançada em 18/03, concebida em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Unicef e o Pnud fornece linhas diretas de mensagens para que as pessoas tenham acesso a informações confiáveis.

De acordo com Rafael Faben, especialista em direito digital, privacidade e proteção de dados, a novidade deveria ser mais bem explorada no Brasil. “Temos um dispositivo disponível desde março e, provavelmente, poucas pessoas têm ciência da sua existência”, alerta.

De acordo com Faben, essa ferramenta é muito útil para evitar a propagação de fake News. “Vivemos em um momento na sociedade mundial em que as pessoas buscam informações de forma rápida, e essa dinâmica, aliada à busca de informações que lhe sejam pertinentes e favoráveis, muitas vezes, acaba caindo em informações falsas. Esse site vem para coibir essas fake news prestando ao usuário as informações efetivamente relevantes e verdadeiras”, defende.

Ação social

Com um viés social, o WhatsApp informou durante o lançamento da ferramenta a doação de US$ 1 milhão à Rede Internacional de Variação de Fatos em Tradução Livre (IFCN) para auxiliar no combate de rumores e boatos.

O combate do WhatsApp às fake news é importante, já que por meio dessa rede social muitas mensagens são compartilhadas. Uma pesquisa recente realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que o aplicativo de conversa é a plataforma pela qual mais se disseminam as notícias falsas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?