metropoles.com

Empresa francesa Valneva inicia testes em humanos da vacina contra Covid-19

Imunizante da empresa franco-austríaca aproxima-se da fase final de estudos e pode ser mais uma opção contra o coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Akos Stiller/Valneva/Divulgação
coronavírus covid-19 vacina Antigen quantification at Valneva laboratories in Vienna Austria, on Thursday, 06. August 2020
1 de 1 coronavírus covid-19 vacina Antigen quantification at Valneva laboratories in Vienna Austria, on Thursday, 06. August 2020 - Foto: Akos Stiller/Valneva/Divulgação

Mais uma vacina contra a Covid-19 pode ficar pronta em breve. A empresa de biotecnologia Valneva anunciou, nesta quarta-feira (16/12), que deu início aos testes clínicos em humanos de um imunizante. Em um comunicado, a empresa informou que a vacina tem o apoio do órgão de pesquisa britânico National Institut for Health. O Reino Unido já formalizou pedidos do medicamento.

Por enquanto, os testes da vacina VLA2001 estão na fase 1/2, em que os pesquisadores avaliarão a segurança e a imunogenicidade (ou seja, a capacidade para induzir uma resposta imunológica) de três doses diferentes do medicamento: baixa, média ou alta. As vacinações serão intramusculares, com três semanas de intervalo.

Cerca de 150 adultos saudáveis de 18 a 55 anos participarão desta fase do estudo, que acontecerá no Reino Unido. No futuro, a empresa pretende incluir mais de 4 mil participantes em testes adicionais.

0

Como funciona

A vacina candidata da Valneva consiste em partículas de vírus inteiros inativadas de SARS-CoV-2 com alta densidade de proteína S, em combinação com dois adjuvantes. Segundo o comunicado da empresa, o imunizante precisa ser mantido em temperaturas de 2ºC a 8ºC.

A expectativa dos pesquisadores é selecionar a dosagem ideal da vacina no segundo trimestre de 2021. A farmacêutica espera obter a autorização de comercialização no quarto trimestre do ano que vem.

Em setembro de 2020, a empresa anunciou uma parceria com o governo do Reino Unido para a produção da vacina contra a Covid-19. O acordo prevê o fornecimento de 60 milhões de doses já no segundo semestre de 2021. O governo do Reino Unido tem ainda opções de fornecimento de mais de 130 milhões de doses entre 2022 e 2025.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?