metropoles.com

Com explosão de casos e nova variante, Índia se torna ameaça global

País registrou recorde global de casos novos pelo 5º dia consecutivo e sofre com falta de oxigênio para dar conta da demanda de pacientes

atualizado

Compartilhar notícia

Hindustan Times / GettyImages
covid na índia
1 de 1 covid na índia - Foto: Hindustan Times / GettyImages

Nas últimas semanas, a Índia vem passando pelo pior momento desde o começo da pandemia de Covid-19. Pelo quinto dia consecutivo, o país bateu recorde de novos casos confirmados da infecção: foram 320 mil só na terça (27/4).

O número é assustador e os especialistas dizem que ainda pode estar subestimado. Os mortos chegam a 197,8 mil, segundo a plataforma da universidade Johns Hopkins.

Em contrapartida, Estados Unidos, Israel e Reino Unido já começam a flexibilizar as medidas de restrição, caminhando para o retorno à vida normal.

Apesar da dicotomia, a situação da Índia pode afetar outros países. Com uma variante mais transmissível e a população com maior diáspora do mundo, a nova versão do coronavírus pode ser exportada e colocar em risco a imunidade de populações já vacinadas.

Pesquisadores indianos se preocupam, inclusive, com o desenvolvimento de novas mutações no pais, uma vez que a população é de 1,3 bilhão em um espaço menor que a metade do Brasil.

“A alta população e a densidade da Índia é uma incubadora perfeita para este vírus experimentar mutações”, alerta Ravi Gupta, professor de microbiologia da Universidade de Cambridge, à BBC. Neste cenário, novas variantes que escapariam da vacina poderiam surgir e ser transportadas pelos viajantes a outros países.

Para evitar uma tragédia ainda maior, a solução sugerida pela comunidade internacional é agilizar o processo de vacinação no país. Até o momento, cerca de 9% dos indianos foram imunizados, apesar de a Índia produzir 60% dos imunizantes do mundo.

“Não está claro ainda se o país tem vacinas e capacidade suficiente para acelerar a campanha e expandir a cobertura para incluir os jovens”, diz Soutik Biswas, correspondente da BBC indiana.

A tragédia indiana só pode ser controlada com esforço internacional, explica o especialista na modelagem de doenças infecciosas, Gautan Menon. “Precisamos de mais cooperação em testes, vacinas e pesquisas para o bem do mundo. O problema de doenças infecciosas como a Covid-19 não é de uma única nação ou mesmo de um pequeno grupo de nações. É verdadeiramente global em suas implicações”, afirmou o professor.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?