metropoles.com

Butantan diz que vacina atual da gripe protege contra H3N2 Darwin

Instituto afirma que fórmula atual oferece proteção cruzada contra cepa responsável pelo surto de gripe que acontece no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação contra gripe posto 612 Sul Ministério da Saúde
1 de 1 Vacinação contra gripe posto 612 Sul Ministério da Saúde - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto Butantan informou, nessa quinta-feira (6/1), que a vacina da gripe que é utilizada atualmente no Brasil é capaz de proteger o paciente contra o vírus influenza H3N2 Darwin. O centro, que produz o imunizante, fez testes de laboratório para analisar a eficácia da fórmula contra a cepa que causa o surto de gripe no país.

De acordo com o diretor de produção do Butantan, Ricardo Oliveira, a vacina atual inclui o vírus H3N2, mas não a variante Darwin. Porém, os patógenos são semelhantes o suficiente para serem reconhecidos pelo organismo do vacinado, no que é chamado “proteção cruzada”.

“Você tem um grau muito próximo de parentesco com a sua mãe, mas você é diferente dela. As cepas da influenza são parentes, têm mudanças na estrutura viral, nos aminoácidos, mas têm partes do vírus que são as mesmas e ela confere essa proteção mesmo com a atualização do vírus”, explicou o especialista, em entrevista à Agência Brasil.

0

Porém, a proteção é menor do que seria com uma vacina específica. O Butantan já está produzindo a versão atualizada do imunizante, que inclui a Darwin, e deve começar a envasar a fórmula na primeira semana de fevereiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?