metropoles.com

Vídeo: mulher sobe em teto do carro cercado por água durante chuva

A chuva forte que atingiu a cidade de São Paulo causou alagamentos e quedas de árvores; foram registradas rajadas de vento de até 50 km/h

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida mostra mulher em cima de um carro no meio de uma rua alagada em São Paulo durante chuva - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra mulher em cima de um carro no meio de uma rua alagada em São Paulo durante chuva - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo – A cidade de São Paulo ficou em estado de atenção no início da noite deste sábado (23/12) graças à forte chuva que caiu na capital paulista. De acordo com o Corpo de Bombeiros, até por volta de 17h40, tinham sido registrados 21 alagamentos e 37 quedas de árvores.

Uma mulher foi flagrada em cima do teto de um carro no meio de uma área alagada no bairro de Ermelino Matarazzo, na zona leste da cidade.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) pôs diversos pontos da capital sob estado de alerta. Foram registrados ventos de até 50 km/h, no bairro de Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo.

Não há registro de vítimas até o momento na cidade de São Paulo. Uma pessoa morreu em Ribeirão Preto, sendo o primeiro óbito registrado pelas chuvas de verão.

Orientações

O porta-voz da Defesa Civil de São Paulo, tenente Maxwell Celestino de Souza, afirma que é importante a população nunca se colocar em situação de risco.

“Não se deve ir em direção à força das águas. A pessoa quer tentar atravessar a enxurrada, o alagamento, e acaba presa, ilhada”, diz.

Segundo Maxwell, a recomendação é para que a pessoa procure um local mais alto assim que notar a água subindo. “Se estiver em casa, vá para as partes altas e até mesmo o telhado, se for necessário”, diz o tenente, alertando que também é importante ligar 193 e chamar os bombeiros.

O porta-voz da Defesa Civil também alerta que o cidadão comum não deve fazer resgate de vítimas por não ter preparo, treinamento e nem o equipamento necessário. “Os bombeiros vão paramentados, com EPI completo para enfrentar o risco”, diz.

O tenente afirma que a orientação durante os temporais é para que a pessoa não fique em lugar aberto e procure uma edificação. Anteriormente, orientava-se que o cidadão buscasse abrigo até mesmo em postos de combustíveis, o que agora é vetado. Entretanto, por causa dos ventos fortes que têm arrancado as coberturas, Maxwell orienta que esses locais sejam evitados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?