metropoles.com

PMs celebram mortes em operação no Guarujá: “Anjinhos mortos”; vídeo

Em grupos de policiais e perfis nas redes, PMs enalteceram as mortes durante operação no fim de semana e fizeram piadas sobre a ação

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem mostra print de postagem feita por influenciador da PM que diz "saldo em Guarujá: informações de que 06 anjinhos estão em sono eterno"
1 de 1 Imagem mostra print de postagem feita por influenciador da PM que diz "saldo em Guarujá: informações de que 06 anjinhos estão em sono eterno" - Foto: Reprodução

São Paulo — Em grupos de WhatsApp e perfis nas redes sociais, policiais comemoraram as mortes ocorridas durante operação da Polícia Militar (PM) no Guarujá, no litoral de São Paulo, após o assassinato do soldado Patrick Bastos Reis, das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), na última quinta-feira (27/7).

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta segunda-feira (31/7) que oito pessoas morreram em intervenções policiais desde a morte do soldado. De acordo com o ouvidor das polícias, Claudio Aparecido da Silva, foram pelo menos 10 pessoas.

Durante o final de semana, PMs influenciadores atualizavam o “placar” de vítimas e falavam em “caçada” aos criminosos.

0

 

Moradores de comunidades do Guarujá afirmam que a polícia matou inocentes e relatam ameaças dos agentes.

Erickson David da Silva, de 28 anos, o “Deivinho”, apontado como autor do disparo que atingiu Patrick, se entregou na noite desse domingo (30/7). Ele alega ser inocente.

“Hoje pessoas vão morrer”

A onda de mortes no Guarujá ganhou uma trilha sonora em grupos de policiais militares no WhatsApp e nas redes sociais. Diversos perfis compartilharam a música Rotomusic De Liquidificapum, da banda Pato Fu.

“Hoje as pessoas vão morrer/ Hoje as pessoas vão matar/ O espírito fatal/ E a psicose da morte estão no ar”, diz a letra. Nos grupos, a trilha sonora costumava estar acompanhada de mensagens de incentivo às mortes e em tom de vingança.

 

“Saldo em Guarujá: informações de que 06 anjinhos estão em sono eterno”, diz uma postagem do soldado da PM Diogo Ranieri Rodrigues Lima no Instagram. No perfil, ele tem quase 30 mil seguidores e se intitula dono do “melhor conteúdo policial”. Ele costuma publicar notícias, vídeos humorísticos e mensagens motivacionais.

Diogo Ranieri atualizou o “placar” de mortes diversas vezes durante o final de semana. “Só atualizando: são – 9 (menos nove)”, afirmou ele em um story. Em um vídeo, ele disse que estava aguardando a décima morte: “Estou na expectativa do décimo. Só esperando chegar a informação e eu já mando a informação aqui, fechou?”

30 mortes

O soldado da PM Luiz Paulo Madalhano Magalhães, conhecido nas redes como Soldado Medalhano, tem quase 140 mil seguidores em seu perfil no Instagram. No ano passado, ele foi candidato a deputado estadual pelo PSC e costuma publicar vídeos enaltecendo ações policiais.

Durante o final de semana, ele compartilhou a notícia do portal Diário Causa Operária com o título “ROTA no Guarujá: ‘Eles vão matar pelo menos 30’” e comentou: “Eu ouvi um ‘Amém’, irmãos? Tomara que acertem nos números”.

Em outra publicação, ele afirmou que o “saldo extraoficial” de mortes: “11 vagabundos vão virar estampa de camiseta”. “Dá para melhorar?”, questiona o PM.

O soldado ainda fez uma piada: “Você que é do Guarujá e quer empreender, o mercado está propício para o ramo de camisetas”.

Vídeo antes de se entregar

Antes de se entregar à polícia nesse domingo (30/7), Erickson David da Silva divulgou um vídeo em que pede o fim da onda de violência e diz ser inocente pela morte do soldado da PM.

“Meu nome é Erickson David, o ‘Deivinho’. Eu quero falar para o Tarcísio e para o Derrite parar de fazer a matança aí. (Estão) matando uma ‘pá’ de gente aí, inocentes. (Estão) querendo pegar minha família. Eu não tenho nada a ver. É o seguinte, vou me entregar, eu não tenho nada a ver”, afirma ele na gravação.

Conforme revelado pelo Metrópoles, um advogado orientou Erickson a fazer o vídeo. “Antes de se entregar, faz um vídeo mostrando só o rosto, cita o [Guilherme] Derrite, secretário de Segurança Pública do estado, cita também o governador do estado, Tarcísio Freitas, para acabar com o massacre no Guarujá, que o que está acontecendo é covardia”, diz o homem na gravação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?