metropoles.com

Nunes entrega a Lira projeto que permite à Prefeitura fiscalizar Enel

Prefeito Ricardo Nunes esteve em Brasília nessa terça-feira para entregar projeto a Arthur Lira, que prometeu “dar andamento ao texto”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Imagem colorida mostra Arthur Lira, homem branco, de cabelo e barba grisalha, de camisa branca, mostrando um documento para a câmara ao lado de Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba pretos, vestindo terno, à sua direita, e Baleia Rossi, homem Branco, de cabelo grisalho e barba feita, vestindo terno e camisa, à sua esquerda. Eles estão em uma sala com paredes de madeira - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Arthur Lira, homem branco, de cabelo e barba grisalha, de camisa branca, mostrando um documento para a câmara ao lado de Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba pretos, vestindo terno, à sua direita, e Baleia Rossi, homem Branco, de cabelo grisalho e barba feita, vestindo terno e camisa, à sua esquerda. Eles estão em uma sala com paredes de madeira - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo — O prefeito Ricardo Nunes (MDB) esteve em Brasília, nessa terça-feira (16/4), e apresentou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), um projeto de lei que permite ao governo federal firmar convênios com prefeituras para fiscalizar contratos de fornecimento de energia elétrica.

O texto é uma saída jurídica criada para permitir à Prefeitura fiscalizar a Enel, distribuidora de eletricidade que atende a capital, com a qual Nunes vem tendo uma série de atritos.

Os desentendimentos são provocados principalmente pelos apagões que têm castigado a cidade após tempestades. No mês passado, por exemplo, ruas da Santa Cecília e da Vila Buarque, no centro, chegaram a ficar até cinco dias sem luz.

Segundo o projeto, as prefeituras poderiam passar a dividir com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a responsabilidade de fiscalizar contratos com municípios, como o que a capital tem com a Enel. O autor do texto é o deputado federal Baleia Rossi (MDB), presidente do partido do prefeito.

Entenda a tramitação

Lira publicou fotos do encontro em ruas redes socias e escreveu que iria “dar andamento” à proposta. Para entrar em vigor, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado e, depois, ser sancionado pelo presidente da República.

“Vou dar andamento ao projeto, uma vez que milhões de pessoas têm sofrido com a falta de energia, e as prefeituras, com a legislação atual, são impedidas de cobrar o setor”, afirmou Lira, em suas redes sociais. Seu partido, o PP, deve apoiar Nunes nas eleições deste ano.

Impacto negativo

O objetivo da ofensiva do prefeito em Brasília é encontrar saídas para a crise de energia elétrica na cidade — embora o serviço não seja responsabilidade direta de Nunes, os apagões vêm refletindo negativamente em seu governo.

Seu rival nas eleições deste ano, o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), chegou a se reunir com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para tratar do tema — o que, segundo interlocutores, teria irritado o prefeito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?