metropoles.com

Justiça determina reintegração de posse do Espaço Itaú de Cinema

Decisão da Justiça também vale para o Café Fellini, que fica no jardim do anexo do Espaço Itaú de Cinema, na rua Augusta, centro de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Solange Macedo/Divulgação
Imagem colorida mostra Espaço Itaú de Cinema, na rua Augusta, centro de São Paulo, alvo de uma disputa na Justiça - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Espaço Itaú de Cinema, na rua Augusta, centro de São Paulo, alvo de uma disputa na Justiça - Metrópoles - Foto: Solange Macedo/Divulgação

São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou nessa segunda-feira (25/3) a reintegração de posse do Espaço Itaú de Cinema e do Café Fellini, estabelecimentos que ficam na rua Augusta, no centro de São Paulo.

O juiz Gustavo Coube de Carvalho, da 5ª Vara Cível, estabeleceu ainda uma multa de R$ 5 mil por dia (aproximadamente R$ 2 milhões), desde 1° de março de 2023 até a data em que o imóvel for efetivamente desocupado.

Na opinião do magistrado, a Arteplex, responsável pela operação do cinema, violou o contrato de uso ao permanecer no local “sem nada pagar à proprietária”.

A decisão de Gustavo Coube de Carvalho traz um entendimento diferente do tomado pela Justiça no passado, em uma outra ação sobre o caso.

Em fevereiro de 2023, o juiz Otavio Tokuda autorizou a permanência do cinema e café até o julgamento definitivo de um recurso apresentado pelo Ministério Público de São Paulo.

O MPSP havia aberto um processo para enquadrar o lugar como Zona Especial de Preservação Cultural, ou seja, o tombamento do prédio.

Esse pedido ainda precisa ser aprovado pelo Conpresp, que tem até dois anos para finalizar a análise. No dia 4 de abril deve ocorrer uma reunião para tratar do assunto.

Sobre o processo, a nova decisão afirma que a proprietária do imóvel deverá respeitar o que for decidido futuramente em “âmbito administrativo ou judicial”, em relação à preservação e destinação do prédio.

Com isso, a Vila 15 Empreendimentos Imobiliários não poderá fazer nada no imóvel até a definição do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.

A Arteplex, responsável pela operação do Espaço Itaú de Cinema, diz que não se manifestará sobre processos judiciais ou administrativos em curso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?