metropoles.com

Flores, cobrança e desabafo: o que trava o “casamento” de Nunes e Bolsonaro

Jair Bolsonaro e Ricardo Nunes almoçaram juntos mais uma vez em SP para discutir o apoio bolsonarista à reeleição do prefeito da capital

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
prefeito Imagem colorida mostra Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba pretos, terno cinza e gravata azul, à esquerda, e Jair Bolsonaro, homem branco, grisalho, de terno preto. Eles estão sentados em uma mesa sorrindo para câmera - Metrópoles
1 de 1 prefeito Imagem colorida mostra Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba pretos, terno cinza e gravata azul, à esquerda, e Jair Bolsonaro, homem branco, grisalho, de terno preto. Eles estão sentados em uma mesa sorrindo para câmera - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — O “namoro” do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já ocupa o noticiário político há mais de três meses, mas os dois lados resistem a anunciar uma união estável para a eleição municipal de 2024.

Nessa segunda-feira (7/8), em novo encontro em São Paulo, Nunes e Bolsonaro almoçaram com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), na sede da Prefeitura de São Paulo, para discutir, principalmente, a aliança pela reeleição do prefeito no ano que vem.

Em tom de brincadeira, Bolsonaro disse que Nunes “está aprendendo” a tratá-lo bem porque serviu tubaína no almoço, o terceiro em poucos meses. O prefeito disse que está “construindo uma boa proximidade” com o ex-presidente, quando Bolsonaro retribuiu afirmando que “ninguém manda flores para quem não ama”.

Mas ambos deixaram escapar na fala a jornalistas que o clima do almoço não foi só de descontração. Bolsonaro falou em “desabafo”, enquanto Nunes mencionou o “nível de cobrança” que ouviu do ex-presidente, emendando que “parece até que (ele) mora aqui em São Paulo”.

Embora não tenham dado mais detalhes, o “desabafo” e a “cobrança” giraram em torno do espaço que Nunes está disposto a dar ao bolsonarismo em troca do apoio à sua reeleição. Os bolsonaristas já limaram a pré-candidatura do deputado federal Ricardo Salles (PL), vista como obstáculo à reeleição de Nunes, e esperam uma retribuição nos moldes da política tradicional.

Ao contrário do que fez nas eleições de 2020, quando apoiou alguns poucos candidatos a prefeito como presidente da República, Bolsonaro planeja se envolver mais nas disputas do ano que vem, especialmente em grandes cidades, como a capital paulista.

Em São Paulo, os bolsonaristas não se contentam apenas com a coligação na campanha. Querem uma sinalização prévia de aliança, por meio da nomeação para cargos na Prefeitura, que é ocupada hoje por vários secretários de centro-esquerda ou declaradamente antibolsonaristas.

Como ainda não há consenso, tanto Nunes quanto Bolsonaro seguem adiando o “casamento”, como o ex-presidente costuma se referir às suas alianças políticas. “Está quase fechado. Está faltando pouco. Podemos nos declarar noivos já?”, brincou Bolsonaro, ao lado do prefeito, ao ser questionado sobre o apoio à reeleição.

Quando foi perguntado sobre a vaga de vice na chapa de Nunes, Bolsonaro despistou. Disse que o indicado “não tem que ser obrigatoriamente” um nome seu ou do PL e que o anúncio “muito antecipado” do vice abre margem para “levar tiro desnecessário” dos opositores.

“É desgaste até o último dia. Então, vamos deixar atrasar o máximo possível porque até a escolha fica sendo melhor”, disse o ex-presidente.

O fato é que Ricardo Nunes já tem praticamente acertado com Valdemar Costa Neto, presidente do PL, o apoio do partido à sua reeleição e mantém uma relação de proximidade com Bolsonaro, para evitar o lançamento de uma candidatura bolsonarista que atrapalhe o seu projeto eleitoral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?