metropoles.com

Como é o navio usado pela Marinha para buscar homem que caiu no mar

Navio utilizado nas buscas a passageiro de cruzeiro foi entregue à Marinha em 2022; homem está desaparecido desde a madrugada de sábado

atualizado

Compartilhar notícia

AMRJ / Divulgação
imagem colorida mostra navio maracanã - metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra navio maracanã - metrópoles - Foto: AMRJ / Divulgação

São Paulo – A Marinha do Brasil é a responsável pelas buscas ao passageiro de um cruzeiro que caiu em alto-mar, na madrugada deste sábado (30/12), em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

O trabalho é conduzido com a ajuda do Navio-Patrulha “Maracanã”, uma embarcação de 425 toneladas e 54 metros de largura, que foi entregue à instituição militar em 2022.

Membro de uma classe de navios destinada a fazer o patrulhamento das águas do país, o Maracanã tem tecnologia majoritariamente brasileira e possui radares e sensores de última geração.

0

A embarcação tem autonomia para ficar 10 dias no mar e pode abrigar uma tripulação de até 35 militares. O navio também é equipado com um canhão de 40 mm e duas metralhadoras de 20mm.

Fruto do Programa de Modernização do Poder Naval, o Maracanã passou por um amplo programa de testes antes de começar a trabalhar nos mares brasileiros.

Quando não é utilizado em trabalhos de buscas, o navio pode ser usado para a proteção de riquezas, como os campos de petróleo e recursos pesqueiros.

Navio ajuda nas buscas, que continuam

Até o início da noite deste domingo (31/12), o passageiro que caiu no mar continuava desaparecido. Em nota, a Marinha afirmou que se solidariza com o “momento crítico” e mantém os familiares informados sobre o andamento das buscas.

“Com o propósito de obter mais informações que possam auxiliar nas buscas estão sendo emitidos Avisos-Rádio Náuticos, dando ampla divulgação via rádio, com o objetivo de alertar e
solicitar apoio a todas as embarcações que naveguem em áreas próximas”, disse a instituição militar.

Quem é o passageiro

Identificado como Carlos Candreva, o homem é morador da capital paulista, tem 32 anos e trabalha em um banco. Ele também atua como DJ em festas e tem dois livros de poemas publicados.

Com mais de 13 mil seguidores no Instagram, a página de Carlos costuma postar poemas e reflexões na rede social.

No dia da tragédia, o homem chegou a fazer vídeos de dentro do cruzeiro, horas antes de cair no mar e ser dado como desaparecido.

“Ainda aqui no Porto de Santos, estamos esperando sair”, comentou. “Vamos ver qual vai ser, tem festa hoje à noite. Minha mala ainda não chegou na porta da cabine. Estamos aqui, curtindo.”

 

 

Entenda o caso

Segundo relatos de passageiros e da empresa responsável pelo cruzeiro, o homem teria pulado do 15º andar do navio, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, após uma discussão em casal.

Um vídeo gravado pelo influenciador Francisco Garcia, que estava na embarcação, mostra o momento em que o sistema de som informa aos passageiros que Carlos caiu no mar.

É possível ouvir a voz de um funcionário dizer que “um casal teve uma discussão, e o namorado se atirou”.

 

Ele caiu no mar a 40 quilômetros de distância do ponto mais próximo de terra, a Ilha de Alcatrazes.

O navio em que ele estava deixou o Porto de Santos, no litoral sul paulista, na tarde de sexta-feira (29/12), e navegava em direção a Angra dos Reis (RJ), quando o passageiro foi dado como desaparecido.

“Uma busca minuciosa foi realizada a bordo e foi confirmado que o hóspede saltou intencionalmente ao mar”, disse a MSC, empresa responsável pela embarcação.

Em nota, a MSC afirmou ter utilizado dois barcos de apoio para procurá-lo, mas disse que após “várias horas” e “muitos esforços”, ele não foi encontrado.

“O incidente foi relatado imediatamente às autoridades competentes e à Guarda Costeira”, afirmou a empresa. Após as buscas iniciais, o cruzeiro recebeu autorização para seguir viagem.

Show de Alexandre Pires

A queda do passageiro aconteceu minutos antes do horário marcado para o show do cantor Alexandre Pires. A apresentação no navio foi cancelada após a informação do desaparecimento.

“Em respeito à vítima e aos trabalhos de resgate, conversamos com a organização e chegamos ao consenso da não realização do show, que estava previsto para ter início à 1h. Ainda não havíamos subido ao palco quando esse fato trágico aconteceu”, disse o cantor.

Alexandre Pires também se solidarizou com a família do passageiro.

“Meus sentimentos aos familiares e amigos da pessoa que caiu no mar, da varanda de sua cabine, durante o cruzeiro do MSC Preziosa, por volta das 00h30 de hoje (30/12). Peço a Deus que conforte o coração de todos neste momento”, registrou a nota.

Antes do episódio, o cruzeiro recebeu um show da banda Paralamas do Sucesso. 

Cruzeiro

Com 4,3 mil turistas a bordo neste momento, o MSC Preziosa apresenta diversas acomodações, suítes luxuosas e cabines com varandas. Segundo a colunista do Metrópoles Fabia Oliveira, os passageiros que viajam na primeira classe precisaram desembolsar entre R$ 25 mil e R$ 120 mil.

Antes da viagem atual, o navio havia recebido o cruzeiro “Ney em Alto Mar”, do jogador Neymar.

O itinerário prevê que a embarcação passe por Angra dos Reis, Búzios e Rio de Janeiro, de onde os passageiros acompanharão o show de fogos na virada do ano. O retorno a Santos está marcado para o dia 2 de janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?