metropoles.com

Após edição marcada por eleições, Parada LGBT+ de SP mira luta social

Parada LGBT+ deste ano alerta para a necessidade de políticas sociais “por inteiro” para a comunidade; veja a programação deste domingo

atualizado

Compartilhar notícia

Márcia Lima/Divulgação
pabllo1
1 de 1 pabllo1 - Foto: Márcia Lima/Divulgação

São Paulo – Após celebrar o “voto com orgulho” em 2022, a 27ª edição da Parada LGBT+ de São Paulo, que acontece neste domingo (11/6) na capital paulista, chama a atenção para a importância de lutar pela proteção social da comunidade LGBT+, exigir direitos negados e celebrar a diversidade (veja abaixo).

Sob o tema “Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade”, a Parada Gay espera conscientizar a sociedade sobre os direitos da comunidade, muitas vezes barrados por políticas públicas voltadas exclusivamente para famílias e indivíduos heteressexuais e cisgêneros.

“Chegou a hora de a Parada ser um instrumento para evidenciar os diversos dilemas vividos pela população LGBT+, que se encontra em situação de rua, com a falta de moradia e empregos, pobreza e exclusão social”, afirma Claudia Garcia, presidenta da Associação da Parada LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP).

0

Para Claudia, é fundamental discutir respostas e soluções para a fragilidade da política de assistência social quando se trata do público LGBT+, um grupo que se encontra muitas vezes em situação de vulnerabilidade social.

Trios elétricos e FlashMob

A mensagem de inclusão deste ano estará reforçada nos 19 trios elétricos da Parada, que farão o tradicional percurso entre a Avenida Paulista e a Praça Roosevelt, no centro de São Paulo. A novidade entre os trios será a estreia do carro com as ONGs do movimento de luta contra a Aids.

Outro destaque deste ano será a realização de um FlashMob em homenagem à artista Kaká Di Polly, drag queen que morreu em janeiro deste ano. Di Polly ficou conhecida por se deitar na Avenida Paulista em 1997 para que a primeira Parada Gay acontecesse.

No FlashMob deste domingo, todas as drags que estiverem na Paulista vão se deitar à frente do primeiro trio elétrico para um registro fotográfico.

Os organizadores desta edição também anunciaram a acessibilidade na Parada. A Secretaria da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo, em parceria com a APOLGBT-SP, preparou uma área elevada para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. Será um ponto de encontro e descanso. Além disso,  poderem se encontrar e descansar.

Além disso, será feito o cordeamento para que pessoas com deficiência possam acompanhar a marcha ao longo de todo o trajeto.

Programação

A concentração para a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo vai começar às 10h na Avenida Paulista, com saída prevista para 12h. Os trios vão percorrer a Paulista e seguir pela Rua da Consolação até chegar à Praça Roosevelt.

Entre os destaques musicais deste ano estão Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Pocah, Majur, Thiago Pantaleão, Márcia Pantera e Salete Campari. Veja a ordem e a composição dos trios elétricos deste ano:

Trio 1 – Abertura – Organizações de Paradas do Orgulho LGBT+ do Brasil – Juan Guiã, Paulo Pringles

Trio 2 – Famílias LGBT+

Trio 3 – Prefeitura I – Artistas: Aristela

Trio 4 – Prefeitura II – Artista: Megam Scott

Trio 5 – Prefeitura III – Artista: Márcia Pantera

Trio 6 – HIV/AIDS  – Artistas: Xênia Star, Luh Marinatti, Lorran Ciriaco

Trio 7 – Pessoas Aliadas – Artista:Filipe Catto

Trio 8 – Rede de Orgulho – Artista: Kauan Russell

Trio 9 – Patrocinadores: Burger King, Philip Morris, 3M, Kellogg, Accor, Microsoft – Artistas: Brunelli, Juan Nym, Dj Zuba

Trio 10 – Lésbicas – Artistas: Ana Dutra e Laura Finochiaro

Trio 11 – Patrocinador Amstel – Artistas: Pabllo Vittar, Salete Campari, Dj Transalien

Trio 12 – Gays – Artistas: Fiakra, Tiago Cardoso, Gustavo Vianna e Douglas Penido

Trio 13 – Patrocinador VIVO – Artistas: Daniela Mercury, Agrada Gregos e Paulete Pink

Trio 14 – Bi+ – Artistas: PC, MC Soffia e Litta

Trio 15 – Patrocinador Mercado Livre e L’Oreal Groupe – Artistas: Majur, Thiago Pantaleão, Siga Bem Caminhoneira e Cris Negrini.

Trio 16 – Travesti/Trans – Artistas: Boombeat, Lorenzo Zimon e Nick Cruz

Trio 17 – Patrocinador: TERRA – Artistas: Urias, Grag Queen, Minhoqueens e Mama Darling

Trio 18 –  Patrocinador: Sminorff – Artistas: Pocah, WD, DJ Heey Cat e Batekoo

Trio 19 – Encerramento Diretoria APOLGBT-SP- Artista: Bixarte, Luana Hansen e Tico Malagueta

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?