metropoles.com

Servidores confirmam greve de 24 horas e prometem “apagão” no BC

De acordo com o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), mais de 70% dos servidores devem aderir à paralisação

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Fachada do prédio do Banco Central do Brasil em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Fachada do prédio do Banco Central do Brasil em Brasília - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Servidores do Banco Central (BC) confirmaram que farão uma greve por 24 horas na quinta-feira (11/1), levando a um “apagão” dos serviços da autoridade monetária.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Funcionários do BC (Sinal), mais de 70% dos servidores devem aderir à paralisação.

Serviços como divulgação de informações, manutenção dos sistemas do Pix e conclusão de projetos em andamento (como o Drex, a futura moeda digital brasileira) serão afetados.

“Essa ação pode resultar em interrupções operacionais, um verdadeiro ‘apagão’, em todos os serviços do Banco Central do Brasil. Isso impactará negativamente o atendimento ao mercado e ao público, incluindo cancelamento de reuniões, manutenção em sistemas e atraso na divulgação de informações”, diz a nota do sindicato.

Entre as reivindicações dos funcionários da autoridade monetária, estão bônus por produtividade, reajuste na remuneração, exigência de nível superior para cargo técnico e mudança de nome do cargo de analista para auditor.

“A decisão de realizar a greve decorre da insatisfação dos servidores em relação ao tratamento dispensado às suas demandas, em meio a concessões assimétricas oferecidas a outras categorias típicas de Estado”, afirma o sindicato, em nota.

“Ressalta-se a preocupação com a falta de diálogo e o alegado açodamento autoritário do presidente do BC na abordagem de questões relevantes, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da independência do Banco Central”, prossegue o documento do Sinal.

De acordo com o sindicato do BC, o Orçamento aprovado para este ano beneficia auditores fiscais da Receita Federal e a Polícia Federal, em detrimento dos servidores da autoridade monetária.

Há algumas semanas, os servidores do BC estão em “operação-padrão”, o que vem causando atrasos na divulgação de alguns indicadores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?