metropoles.com

Procon-SP diz o que consumidores devem fazer no caso da 123 Milhas

Empresa anunciou a suspensão de pacotes e passagens de sua linha promocional. Veja as orientações do órgão de defesa do consumidor

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
imagem colorida balcão em aeroporto
1 de 1 imagem colorida balcão em aeroporto - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Procon-SP confirmou, por meio de nota divulgada neste sábado (19/08), que vai notificar a 123 Milhas na segunda-feira (21/08), sobre a decisão da empresa de suspender os pacotes e a emissão de passagens em sua linha promocional. O órgão forneceu ainda algumas orientações aos clientes da empresa.

A primeira delas é que as pessoas entrem em contato diretamente com a companhia, pedindo para que ela esclareça a situação específica de cada consumidor. É “importante que toda a comunicação seja registrada”, afirma o Procon-SP.

Se esse contato não for satisfatório para o esclarecimento das dúvidas, é aconselhável que os consumidores registrem suas reclamações junto aos Procons de suas cidades ou estados – em São Paulo devem fazê-lo pelo meio do site www.procon-sp.gov.br.

Além disso, caso as pessoas tenham alguma operação que envolva pagamentos, não devem interrompê-los, mesmo diante da suspensão da oferta. Os clientes, diz o órgão, devem cumprir com sua parte no contrato. “Essa postura será importante caso a questão precise ser judicializada, demonstrando boa-fé por parte do consumidor”, afirma o Procon-SP.

Ainda de acordo com a nota, o órgão de defesa do consumidor vai solicitar “informações detalhadas” sobre a decisão da 123 Milhas. Isso para compreender quais impactos a suspensão dos pacotes pode causar e quais medidas deverão ser adotadas para auxiliar os consumidores eventualmente prejudicados.

Segundo Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP, “a empresa não pode alterar suas regras comerciais de forma unilateral sem oferecer opções ao menos razoáveis a seus consumidores, ou mesmo, alternativas que tenham equivalência com a oferta inicial”, diz, acrescentando: “Por este motivo, as medidas anunciadas podem não estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?