metropoles.com

Nos EUA, 80% dos especialistas preveem novo aumento dos juros

Taxa será anunciada nesta quarta-feira (3/5) pelo banco central americano. Para a Europa, estimativa também é de alta

atualizado

Compartilhar notícia

Win McNamee/Getty Images
Federal Reserve Chair Jerome Powell Testifies Before The Senate Banking Committee
1 de 1 Federal Reserve Chair Jerome Powell Testifies Before The Senate Banking Committee - Foto: Win McNamee/Getty Images

O Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Federal Reserve (FED, o banco central americano), deve elevar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (3/5), para o intervalo entre 5% e 5,25% ao ano. Essa é a estimativa da maior parte dos analistas de mercado nos Estados Unidos.

O monitor de juros do CME Group indica que 80% dos especialistas acreditam que os juros americanos serão elevados. Apenas 16% dos economistas consultados preveem a manutenção da taxa. A decisão final sobre o indicador será anunciada em discurso pelo presidente do FED, Jerome Powell (foto em destaque).

Se confirmada a alta, essa será a décima elevação seguida dos juros nos Estados Unidos. O processo de aumento teve início em março de 2022. Em um ano, a taxa subiu 4,75 pontos percentuais.

O patamar atual, de 4,75% a 5% ao ano (nos EUA, os juros são fixados para um intervalo de 0,25 ponto percentual), está no maior nível desde agosto de 2007, quando era de 5% a 5,25% ao ano. Se houver novo aumento, a nova taxa vai empatar com o número alçando 16 anos atrás.

Na Europa, também haverá uma decisão sobre juros, desta vez pelo Banco Central Europeu (BCE), na quinta-feira (4/5). O consenso do mercado aponta para mais uma elevação do indicador em 0,25 ponto percentual.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?